Prefeitura e Cooperativa realizam coleta de óleo usado

Cada semana, a coleta será realizada em um ponto da cidade

Com o objetivo de combater os efeitos nocivos do óleo de fritura, a Prefeitura de Hortolândia inicia a campanha ‘Não frite o meio ambiente.  Doe seu óleo usado’, em parceria com a Cooperativa de Biodiesel Hecovisão. As doações poderão ser feitas em cinco pontos da cidade: Região do Jardim Amanda, que será toda primeira semana do mês; Região Central, segunda semana do mês, Nova Hortolândia, terceira semana do mês e Região do Rosolen, toda quarta semana do mês. Na semana da coleta, a população será avisada por meio de um carro de som. Uma equipe receberá o óleo em cada residência.

O óleo doado poderá ser armazenado em um recipiente descartável. Depois de coletado, a Cooperativa transformará os materiais em biodiesel. Mais informações sobre o projeto podem ser adquiridas no telefone (19) 38457401

Segundo a diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, a parceria com a Cooperativa estimulará a consciência das pessoas quanto a reutilização de óleo de fritura usado. “O óleo de fritura usado necessita de um destino sustentável. Se jogado na pia, por exemplo, contamina 1 milhão de litros d’água. Quando despejado no solo, intoxica as plantas, ajuda na criação de insetos e pode provocar enchentes”, afirma Elaine.