Prefeitura implanta projeto piloto de coleta seletiva no Palácio das Águas

Proposta é implantar coleta seletiva em todos os bairros da cidade até o final de 2012

A Prefeitura de Hortolândia inicia, a partir desta segunda-feira (11/07), um projeto piloto de coleta seletiva no Palácio das Águas (Paço Municipal). Cada copa instalada no prédio recebeu um porta lixo apropriado para o despejo dos materiais recicláveis como copos de café, sucos e chás. Os demais materiais recicláveis deverão ser depositados nas lixeiras que ficam em cada mesa. Os lixos úmidos (orgânico e rejeitos) poderão ser depositados nas lixeiras que já existem nas copas. A proposta é que até 2012 todos os bairros recebam a coleta seletiva. Com a ação, a Prefeitura pretende aumentar a renda dos trabalhadores da cooperativa.

O caminhão que presta serviço de coleta seletiva para a Prefeitura passará duas vezes por semana no Palácio das Águas. Os materiais serão levados para a cooperativa de reciclagem que fica no Jardim Rosolen.

Segundo Ricardo Zanoni, coordenador do projeto, existem outras ações que ajudam na preservação do meio ambiente como evitar amassar papel, diminuir o tamanho das embalagens, depositar os materiais na lixeira correta, entre outras. Os copos utilizados para tomar café devem ser lavados antes de ser depositados nas lixeiras.

A Secretaria de Meio Ambiente junto aos representantes das secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social, Assuntos Jurídicos, Governo e Serviços Urbanos formaram uma comissão com o objetivo de estudar políticas públicas de coleta seletiva na cidade.

A proposta é cumprir a Lei Federal 12305 de 2010 que obriga os municípios a realizarem a coleta seletiva em todos os bairros, até 2012, e realizar a gestão de resíduos.

“Estamos fazendo um estudo orçamentário junto com algumas secretarias. Uma das propostas é começar a coleta no Jardim Nossa Senhora de Fátima e Residencial Firenze, bairros precursores do Programa HortoVila. Estamos fazendo de tudo pra que a coleta funcione em todos os bairros”, afirma a diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.

A partir da implantação da coleta no Palácio das Águas, a Secretaria de Meio Ambiente realizará um monitoramento como forma de controlar o cumprimento da coleta por parte dos servidores. “Além da implantação da coleta seletiva, realizaremos um monitoramento para saber se a proposta está sendo cumprida e o reflexo da ação na renda dos cooperados”, complementa Eliane.

A proposta da Prefeitura é reforçar os projetos de preservação ambiental e aumentar a qualidade de vida da população, contemplada no Programa Hortolândia Viva.