Programa da Prefeitura oferece quatro cursos de qualificação profissional

Capacitações oferecidas pela Prefeitura de Hortolândia terão aulas on-line ao vivo

Que tal iniciar uma nova carreira profissional no período pós-pandemia? Para ajudar quem está com esse objetivo, a Prefeitura de Hortolândia em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) promove os cursos gratuitos on-line “Aprenda a dimensionar circuitos elétricos”, “Aprenda a realizar manutenção em instalações elétricas”, “Sistema de partida de motores” e “Aprenda a desenvolver projetos elétricos residenciais”. Os cursos são para pessoas com idade acima de 18 anos. São 16 vagas disponíveis para cada curso. Quem se inscrever deverá ter 75% de presença para receber o certificado. As aulas são online ao vivo. Os cursos integram o programa “Hortolândia Empreendedora”, da Prefeitura, que oferece capacitação para os setores econômicos mais afetados pela pandemia do Coronavírus. Confira abaixo os cursos.

CIRCUITOS ELÉTRICOS

O curso “Aprenda a dimensionar circuitos elétricos” terá duas turmas. A primeira será de 08 a 15/09, no horário das 13h30 às 17h30. Já a segunda turma terá aulas de 20 a 27/09, das 18h às 22h. As inscrições devem ser feitas por meio deste LINK. Os participantes aprenderão técnicas para dimensionar circuitos elétricos de residências, diagramas elétricos, características e divisão de cargas e localizar quadros elétricos.

MANUTENÇÃO

O curso “Aprenda a realizar manutenção em instalações elétricas” terá três turmas. A primeira será entre os dias 13 a 20/09, das 18h às 22h. A segunda será de 27/09 a 04/10, no horário das 18h45 às 22h45. Já a terceira turma terá aulas entre os dias 04 a 13/10, das 18h às 22h. Os interessados devem se inscrever por meio deste LINK.

O curso capacitará os participantes a executar serviços de manutenção preventiva e corretiva em instalações elétricas residenciais e comerciais, de acordo com as normas exigidas (técnicas, ambientais, de qualidade, segurança e saúde no trabalho). O conteúdo abordará itens como segurança em serviços de manutenção elétrica em baixa tensão, de acordo com a NR-10 (Norma Regulamentadora), do governo federal, inspeção de instalações elétricas residenciais, diagramas elétricos (Unifilar, Multifilar e Funcional) e componentes elétricos típicos em instalações elétricas residenciais.

MOTORES

O curso  “Sistema de partida de motores” terá duas turmas, sendo que a primeira terá aulas de 13 a 20/09, das 18h às 22h. A segunda turma será de 18 a 26/10, no horário das 13h30 às 17h30. As inscrições devem ser feitas por meio deste LINK.

O curso ensinará técnicas para desenvolver sistemas de partida de motores, conforme procedimentos e normas vigentes. Dentre os tópicos a serem abordados no curso estão componentes em comandos elétricos, dispositivos de proteção, relés, sinalizadores, botoeiras, contatores, sistemas de partidas de motores (direta, direta com reversão, estrela triângulo, compensadora e motor Dahlander).

PROJETOS ELÉTRICOS

O curso “Aprenda a desenvolver projetos elétricos residenciais” terá duas turmas. A primeira será de 20 a 27/09, e a segunda entre os dias 04 a 11/10. As duas turmas terão aulas no período das 18h às 22h. Os interessados devem se inscrever por meio deste LINK

Os participantes aprenderão a fazer avaliação, dimensionamento e a projetar padrão de entrada de baixa tensão de acordo com as exigências da concessionária, levantando adequadamente as cargas da unidade consumidora, aplicando os fatores de demanda para especificação de todos os componentes, seguindo regulamentos, normas e procedimentos vigentes.

O conteúdo abordará itens como solicitação e condições gerais de fornecimento, recomendações de segurança, ligações aéreas e subterrâneas, aterramento e dispositivos de proteção, entre outros.