Prefeito convoca população para preservação ambiental

Palestra “Saúde e Meio Ambiente” abriu, oficialmente, programação ambiental em Hortolândia, nesta segunda-feira (06/06)

O frio da manhã desta segunda-feira (6/06) não espantou o público que costuma freqüentar o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. As dezenas de pessoas que fazem caminhada no entorno da lagoa ganharam reforço de alunos das escolas municipais e estaduais, além de grupos de escolinhas esportivas. Todos participaram da solenidade de abertura da 4ª Semana do Meio Ambiente, evento organizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Com a presença do prefeito Angelo Perugini e autoridades municipais, foi dado início ao ciclo de palestras e oficinas, atividades que vão até a sexta-feira (10).

Durante a cerimônia de abertura, Perugini ressaltou a importância de desenvolver uma consciência preservacionista em toda a população. “A questão ambiental é um tema tão delicado que uma semana de debates é apenas uma chamada para este assunto. Precisamos de décadas de ações para recuperar aquilo que todos nós temos uma parcela de responsabilidade, que é a degradação ambiental. Nosso maior desafio é criar uma cultura de preservação, conscientizar todas as pessoas da necessidade de darmos nossa colaboração”, destacou o prefeito.

Para o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluízio Silva, os cuidados ambientais em Hortolândia são necessários para que o crescimento da cidade aconteça de maneira sustentável. “Precisamos investir no crescimento econômico do município, mas também corrigir as falhas ambientais que um crescimento desordenado pode ocasionar. Temos que pensar no destinamento correto do lixo, na despoluição das nascentes e outros temas que garantam a proteção ambiental na nossa cidade”, afirmou Silva.

Ao longo da semana, palestras sobre temas relacionados ao meio ambiente, proteção e preservação da natureza serão apresentadas no auditório do CAC (Centro de Arte e Cultura), localizado nas dependências do Parque Irmã Dorothy. As atividades são abertas à toda a população. Para se inscrever, basta chegar ao local com, pelo menos, meia hora de antecedência. Grupos escolares devem realizar o agendamento na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (19) 3965-1400.

Segunda-feira (6/06)

9h às 11h Saúde e Meio Ambiente

Genilson de Souza, biólogo

14h às 16h Arborização Urbana e Aquecimento Global