Usina de Resíduos Sólidos é apresentada a moradores do Parque Perón

Reunião será nesta quarta-feira (13), às 19h, na Comunidade Cristo Libertador

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente , realiza, nesta quarta-feira (13), uma reunião com moradores do Parque Perón. Durante o encontro, técnicos da Secretaria apresentarão à população o projeto de construção da Usina de Resíduos Sólidos de Construção Civil, em implantação no bairro. A reunião acontecerá, às 19h, na Comunidade Cristo Libertador, localizada na rua Dois, nº 80, no Parque Perón.

A usina será construída por meio de convênio entre a Prefeitura de Hortolândia e o Inac (Instituto Nova Agora de Cidadania). O investimento está estimado em R$ 2 milhões, por meio de recursos provenientes do Banco do Brasil, parceiro do Inac. As obras estão em fase de terraplenagem. A inauguração está prevista para julho deste ano.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Hortolândia, Aldo Aluízio Silva, durante a reunião a população poderá discutir, junto dos representantes da Administração Pública, sobre como funcionará a usina. “No final da apresentação do projeto, os moradores poderão fazer perguntas e interagir com a Prefeitura”, explicou Silva.

Com a inauguração da usina, no segundo semestre, a população de Hortolândia terá onde descartar de maneira sustentável restos de demolição, como fragmentos de alvenaria, cerâmica, concreto, lajes e pisos, além de argamassa, cal e cimento. Componentes de concreto ou cerâmica, como telhas, tijolos, blocos, entre outros, também poderão ser descartados no local ou nos ecopontos, localizados em pontos estratégicos da cidade.

Com o processamento, os materiais descartados serão transformados em areia de diversas densidades e outros itens que poderão ser utilizados na pavimentação de ruas, manufatura de blocos de concreto, produção de piso intertravado, implantação de guias, entre outras finalidades.

Projeto

O projeto da Usina de Resíduos da Construção Civil contempla, além da área de processamento, espaço para instalação de empresas agregadas (que produzirão materiais a partir do produto dos resíduos), área de triagem, administração, espaço de lazer e um mirante. Além disso, a obra atuará na recuperação ambiental do espaço, atualmente degradado.

“Vamos construir a usina e devolver um espaço de lazer à população. Toda a área no entorno da obra será revitalizada com plantio de mudas e recuperação da nascente que há no local. Nossa meta é dar uma destinação correta aos resíduos que são poluentes se forem descartados em local irregular, e cuidar do meio ambiente”, ressalta o secretário.