Em parceria com a Prefeitura, TJ inaugura novo Fórum em Hortolândia

Agora, atendimento é realizado num prédio com estrutura adequada para atender a população, no bairro Remanso Campineiro

O prefeito Angelo Perugini participou, nesta quarta-feira (19/12), da inauguração do novo prédio do Fórum Distrital de Hortolândia. Agora, o Poder Judiciário da cidade atenderá na Rua Sebastião Custódio de Oliveira, nº20, bairro Remanso Campineiro, antiga sede da Câmara de Vereadores. Antes, o poder judiciário funcionava no Jardim do Bosque.

O novo prédio do Fórum Distrital de Hortolândia funcionará em uma área de 1,9 mil m², o dobro da antiga. O espaço, cedido pela Prefeitura, passou por reestruturação para receber o Judiciário. O local contará quatro varas judiciais, salas para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério Público e setor técnico da Justiça local (psicólogos e assistentes sociais). A estrutura inclui também duas celas. Atualmente, estão em tramitação no Fórum 12.300 processos civis e 8.000 criminais.

“O prédio antigo do Fórum se tornou insuficiente e inadequado para atender a população, acomodar funcionários do judiciário e arquivos de processos. Essa mudança é mais um passo para melhorar a prestação de serviço à comunidade e acomodar os trabalhadores do judiciário. Nos próximos anos, o Fórum terá seu prédio definitivo, com uma área de aproximadamente quatro mil metros quadrados”, disse o prefeito.

De acordo com Perugini, a construção da sede do Fórum coroa um trabalho iniciado em 2005 pela Administração, quando a Prefeitura locou um prédio no Jardim do Bosque, cedeu ao Tribunal de Justiça e conquistou o Fórum para Hortolândia. “Até então, todos os trâmites processuais da nossa cidade eram realizados pelo Poder Judiciário de Sumaré”, relembra o prefeito.

PRÉDIO DEFINITIVO A CAMINHO

A nova casa é provisória. Será utilizada até que a sede do Fórum seja construída pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em parceria com a Prefeitura, que doou o terreno, localizado no Jardim Firenze.

Segundo o secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Roberto Fleury Bartagni, a licitação para contratar a empresa que realizará a obra será aberta no mês que vem.

“Vamos investir R$ 9,5 milhões na obra que será entregue à população até o final de 2014”, informou Bartagni, durante a cerimônia.

EMPENHO

As autoridades do Judiciário enalteceram o empenho da Prefeitura para garantir estrutura melhor de atendimento à população. “Agradecemos ao prefeito Angelo Perugini que fez de tudo para mudarmos para este prédio. Seu empenho e força de vontade foram fundamentais para conseguirmos esta vitória”, disse o juiz de direito do Foro Distrital de Hortolândia, Luis Mário Mori Rodrigues.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori, também destacou o trabalho da  Prefeitura.

“Sem o esforço da Prefeitura não sairia esse Fórum. O prefeito está preocupado com o conforto dos cidadãos hortolandenses. Faremos de tudo para atender as necessidades da população em relação ao Poder Judiciário. O crescimento econômico desta cidade é exorbitante e aumenta a demanda pelos serviços do Judiciário”, comentou.