Hortolândia registra índice considerado baixo de quantidade de larvas de Aedes aegypti

Hortolândia registra o Índice de Breteau de 1. Este é o resultado da ADL (Análise de Densidade Larvária) que a Prefeitura realizou neste mês. O índice, que contabiliza a quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti encontrados na cidade, é considerado baixo. O índice é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado baixo; de 1 a 4, médio; e acima de 4, alto.

De acordo com o veterinário da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde responsável por realizar a análise, Evandro Alves Cardoso, o índice medido ficou dentro do nível esperado para essa época do ano. “Durante o inverno, que é caracterizado por temperaturas mais baixas, diminui a circulação do Aedes aegypti. Mas, mesmo assim, é importante que a população mantenha os cuidados para prevenir e combater a proliferação do mosquito”, alerta Cardoso.

O veterinário reforça que, apesar de em menor quantidade, o Aedes aegypti continua ativo no inverno durante o dia, período em que a temperatura é mais quente e, portanto, propícia para sua circulação e reprodução. Assim, é necessário manter os cuidados para evitar a reprodução do mosquito.

Dentre os cuidados que o veterinário orienta a população adotar estão manter quintais e áreas externas da casa limpos e sem armazenagem de materiais que possam acumular água parada, condição propícia para que a fêmea do Aedes aegypti deposite os ovos. Outras medidas recomendadas são manter tampados tonéis, barris e caixas d’água, colocar telas em ralos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com a UVZ, cerca de 80% dos focos de criadouros do Aedes aegypti estão nas casas das pessoas.

Outra ação que os moradores devem fazer para ajudar no combate ao mosquito é evitar o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas e em terrenos baldios. A Prefeitura reforça a orientação para que a população faça o descarte correto de resíduos e materiais reaproveitáveis nos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) existentes na cidade. Em breve, a Administração Municipal deve inaugurar mais dois PEVs no município. A lista dos PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

A ADL consiste em visitas aleatórias em casas de todas as regiões da cidade. É feito o sorteio dos quarteirões a serem visitados. De acordo com o veterinário Evandro Alves Cardoso, foram visitados cerca de 3.000 imóveis para fazer a análise. Os agentes entram nas residências para investigar locais onde há larvas do Aedes aegypti. As larvas são recolhidas, identificadas e contabilizadas para gerar o índice, conhecido como Índice de Breteau.

O veterinário ressalta que a ADL é importante para que a Prefeitura verifique o grau de infestação do mosquito no município e defina quais ações e estratégias de prevenção e combate ao Aedes aegypti que devem ser adotadas. A ADL é realizada três vezes ao ano, janeiro, julho e outubro. O índice medido no município em janeiro deste ano foi de 3,9. Já em julho de 2020 a análise não foi feita em razão da pandemia do Coronavírus.

CASA A CASA

Em paralelo a ADL, a Prefeitura de Hortolândia prossegue com outra ação importante de combate ao Aedes aegypti: o trabalho casa a casa de busca e eliminação de criadouros do mosquito em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, a UVZ executa a ação nas regiões da Chácaras Reymar e do Parque dos Pinheiros.

Os agentes do órgão visitam as casas dos moradores para fazer a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório.

A Prefeitura solicita para que os moradores recebam os agentes e os deixem entrar em suas residências para realizar a ação. O veterinário Evandro Alves Cardoso ressalta que os agentes estão identificados com crachá e uniforme. Durante a ação, a Prefeitura ressalta ainda que, em virtude da pandemia do Coronavírus, os agentes e os moradores devem manter os protocolos sanitários com o uso obrigatório de máscara e distanciamento.  Mas é preciso ficar atento contra golpes: durante as visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. O trabalho realizado consiste somente na identificação e eliminação de criadouros do mosquito.