Praça A Poderosa terá iluminação em LED

Começou nesta terça-feira (13/07), a modernização do sistema de iluminação na praça A Poderosa, localizada no Jardim Rosolém. As equipes da Prefeitura de Hortolândia realizam a escavação para a passagem da fiação subterrânea da rede elétrica. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, no local serão instalados 10 postes ornamentais decorativos que acoplarão as luminárias com a tecnologia LED, que oferecem maior potencial de luminosidade, com economia. O trabalho deve ser concluído em 20 dias.

"Serão oito postes com 12 metros de altura, com duas lâmpadas de LED em cada, e outros dois postes, também com 12 metros de altura, com três refletores em cada um. Este número de postes instalados é suficiente para iluminar toda a área de lazer", explica a diretora de iluminação pública da Prefeitura, Fernanda Cândido de Oliveira.

Esta é mais uma etapa da revitalização da praça A Poderosa. Desde o início do ano, a Administração Municipal intensifica diversas ações de manutenção, zeladoria e melhorias no local. Na semana passada, a praça recebeu um mutirão de limpeza, poda do mato e pintura das guias das sarjetas. Além da implantação do sistema de iluminação, atualmente a Prefeitura trabalha na recuperação dos sanitários e em ajustes no pergolado, além de serviços para o correto funcionamento das redes de esgoto e águas pluviais da praça. Entre os serviços que já foram concluídos no loca, estão a pintura dos bancos de descanso e da arquibancada. A praça também recebeu grafitti, pinturas que representam a arte de rua.

O objetivo da Administração Municipal com estes investimentos é atrair atividades culturais para a praça e fomentar o comércio local, para que a área seja utilizada pelas famílias da cidade como mais um ponto de encontro e lazer gratuito. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação prepara um edital para a convocação de comerciantes que queiram utilizar o espaço para comercialização de produtos.

CENTRO DE MEMÓRIA ILUMINADO

As equipes da Prefeitura concluíram a instalação do sistema de iluminação com luzes de LED no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior (foto), localizado na região central. No local, foram instalados 16 postes de luminárias ornamentais. São nove postes de quatro metros de altura e outros sete postes com 12 metros. "Os próximos locais que receberão mais uma etapa da modernização do sistema de iluminação são a Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e a região do novo Portal da avenida Thereza Ana Cecon Breda, na saída para Sumaré. O serviço de modernização de parques e ruas é uma ação realizada por meio de uma PPP (Parceria Público Privada), que prevê diversas obras para melhoria da iluminação pública na cidade, como a troca das luzes de todas as ruas", explica Fernanda.