Cerca de 1.200 profissionais da Educação recebem 1ª dose da vacina contra Coronavírus, em Hortolândia

Na primeira etapa de imunização para a categoria, cerca de 1.200 profissionais da Educação, com 47 anos ou mais, receberam a primeira dose da vacina contra o Coronavírus, em Hortolândia. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, na tarde desta sexta-feira (16/04). Além dos professores, a medida beneficiou também diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, secretários da escola, educadores, merendeiras, serviços gerais e faxineiras, vinculados tanto às redes públicas de ensino (federal, estadual e municipal), quanto à particular, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

A vacinação, iniciada na última segunda-feira (12/04), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, foi feita por equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Após a inclusão dos profissionais da Educação entre os grupos prioritários, o imunizante foi enviado pelo Governo do Estado de São Paulo para atender os trabalhadores da área previamente cadastrados e com agendamento validado pelo Estado e pelo município.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia ainda aguarda informações da Secretaria de Estado da Educação sobre as próximas etapas de vacinação contra o Coronavírus.

“Desde o início da pandemia, defendemos a importância da vacina contra a COVID-19 para todos os profissionais da educação, pois consideramos a relevância da retomada das aulas presenciais e o ensino de qualidade, com ambiente de aprendizagem seguro para todos. Para os profissionais da educação, a vacina representa uma caminhada de superação que o Brasil e o mundo vivem, nesse momento. Nosso desejo é que, em breve, todos sejam imunizados e, enquanto não tem para todos, é preciso manter os cuidados preventivos: uso de máscaras e distanciamento”, avalia a secretária-adjunta de Educação, Ciência e Tecnologia, Roberta Morais Diniz.

“Nosso propósito é, em breve, ter toda a nossa rede vacinada, para termos uma retomada das atividades mais segura, mais eficiente e com mais qualidade”, avalia o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes. “Nós entendemos que a escola, a rede municipal de educação pública, é uma mola propulsora da sociedade civil. Quando temos nossos profissionais da educação, que atuam ali na linha de frente, vacinados, em um momento como esse, nós garantimos às famílias, aos pais, aos alunos, uma segurança maior. A escola aberta, funcionando, mesmo que os alunos ainda não estejam vacinados e que demore um tempo ainda, em razão da idade e dos critérios que o Governo tem adotado, tendo os nossos profissionais vacinados, isso contribui muito para a retomada das atividades e do processo de aprendizagem”, afirma o secretário.