Projetos online contemplados pela Lei Aldir Blanc oferecem diferentes atividades culturais nesta semana

Para aliviar a pressão do isolamento social necessário para conter os casos de Coronavírus, uma boa alternativa é desfrutar os projetos culturais apoiados pela Prefeitura de Hortolândia, contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram paralisadas pela pandemia. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realizou o Mapeamento Cultural para identificar os participantes da cadeia produtiva da cidade que trabalham direta ou indiretamente nas áreas artístico-culturais da cidade que poderiam ser contemplados com os recursos da lei federal. Nesta semana, a programação reúne projetos que oferecem várias atividades gratuitas online para o público. Confira:

Um dos destaques é o sarau “Aqui Tem Poesia”, cuja terceira edição virtual ao vivo acontece, nesta terça-feira (09/03). Para quem quiser acompanhar a atividade, a live será às 19h, no canal @aquitrempoesia no Instagram, sob comando do poeta e MC, Renan Inquérito, e do DJ Viny Blanco. Para quem ainda não conhece o sarau, o evento virtual democratiza a arte da palavra oral e abre espaço para que as pessoas declamem poesias, que podem ser de autoria própria ou de outros artistas. Além da live, o sarau realiza o quadro Pílula Poética, às terças e quintas-feiras, também às 19h, no canal do Instagram @aquitrempoesia. Haverá mais uma edição do sarau, no próximo mês.

A Prefeitura de Hortolândia criou o sarau “Aqui Trem Poesia”, em 2019, quando realizou edições presenciais e levou o evento para escolas públicas. Em 2020, o evento passou a contar ainda com apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural), do governo estadual. O nome do sarau é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, cujo prédio foi restaurado pela Prefeitura e hoje abriga o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, onde as primeiras edições foram realizadas.

Ainda na terça-feira (09/03), a poesia continua a dar o tom no projeto “Pessoe-se”, que consiste de cinco podcasts que abordarão a obra do poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) e dos quatro heterônimos que ele criou: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis. O primeiro podcast será exibido, às 16h, nos canais da Secretaria de Cultura no YouTube (CLIQUE AQUI), Google Podcasts (clique aqui Google Podcasts (CLIQUE AQUI) e Spotify (CLIQUE AQUI). O projeto é de Thairine Barbosa.

A pandemia é o momento ideal para cuidar da saúde com a prática de alguma atividade física. Uma boa dica é conferir a aula de zumba que acontece também na terça-feira (09/03) com a professora Priscila Silveira. A aula será exibida, às 18h, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura.

Já para quem quer aprender a tocar um instrumento musical, a opção é conferir as três videoaulas de violão que a dupla Camilla e Ludmilla (foto) vão ministrar nesta sexta-feira (12/03). Serão três vídeoaulas em sequência, que serão exibidas, às 18h, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura.

Ainda na sexta-feira, a dupla Camilla e Ludmilla faz o lançamento online do clipe da nova música, “Quem vê close, não vê corre”. O vídeo tem cenas em vários locais da idade, dentre os quais a Ponte da Esperança. O lançamento será às 19h nos canais do YouTube da dupla (CLIQUE AQUI) e da Secretaria de Cultura.

Confira abaixo a programação completa desta semana dos projetos contemplados pela lei Aldir Blanc:

Terça-feira (09/03):

Podcast “Pessoe-se” – Episódio 1:

Aula de zumba:

Onde: canal do YouTube da Secretaria de Cultura

Sarau “Aqui Trem Poesia”:

Onde: Instagram do sarau

Sexta-feira (12/03):

Podcast “Pessoe-se” – Episódio 2:

Onde: Canais da Secretaria de Cultura no Google Podcasts, Spotify e YouTube

Vídeoaulas de violão com a dupla Camilla e Ludmilla:

Onde: Canal do YouTube da Secretaria de Cultura