Contra enchentes, Prefeitura realiza manutenção em redes de águas pluviais

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realiza, periodicamente, a manutenção no sistema de rede de águas pluviais em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, o trabalho foi concluído no Jardim Santa Clara. A ação tem o objetivo de evitar rupturas e entupimentos nas tubulações, o que pode causar infiltrações e afundamento no solo, além de enchentes e alagamentos, principalmente nesta época de fortes chuvas. O serviço é preventivo.

Além dos reparos no sistema da rede de águas pluviais, a Administração Municipal realiza o mesmo serviço na rede de esgoto. Nesta quarta-feira (10/02), o trabalho aconteceu no Jardim Carmen Cristina, na Vila São Pedro e no Jardim Aline. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, desde a semana passada, serviços de manutenção e reparos nas redes de esgoto e águas pluviais já foram realizados em mais de dez bairros de Hortolândia. O trabalho continua em outras regiões nos próximos dias e contribui para que o município atinja 100% de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, o índice de coleta é de aproximadamente 98% de cobertura, sendo que 100% do esgoto coletado já é tratado.

"A colaboração de todos é essencial para o funcionamento correto desses sistemas subterrâneos. As obstruções de rede que causam erosões, enchentes e alagamentos, por exemplo, são causadas pelo descarte irregular de materiais que entopem a tubulação", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

DESCARTE IRREGULAR É CRIME AMBIENTAL

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.