Prefeitura de Hortolândia promove cursos a distância voltados a empreendedores da Economia Solidária

Empreendedores cadastrados no Programa de Economia Solidária, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, participaram, na noite desta quinta-feira (04/02), da aula inaugural dos cursos a distância disponibilizados pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. O evento, realizado via plataforma online, em razão da pandemia do Coronavírus, mobilizou 102 aprendizes, além dos secretários da pasta, Francisco Raimundo da Silva (titular) e Alessandra Amora Barchini (adjunta). A ação visa apontar novos caminhos para que os pequenos empreendedores superem as dificuldades ocasionadas pela pandemia e se desenvolvam, buscando a emancipação.

Ao todo, foram ofertados aos aprendizes quatro cursos no sistema EAD (Educação a Distância): “Gerenciamento de custos”, “Finanças corporativas”, “Contabilidade geral” e “Plano de negócios”. Eles serão ministrados por profissionais da Uniccursos, em plataforma online, e terão duração entre 16 e 30 horas. Cada participante tem login e senha, podendo acessar a formação no dia e na hora que puder. Ao concluir, quando aprovado, receberá certificado.

Para o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, é preciso “renovar as relações com a comunidade, propondo um modelo de gestão participativa, emancipatória que fomente a concretização de cidades inteligentes. O Poder Público pode e deve ter papel de liderança no seu desenvolvimento e construção. Sendo assim, é possível e desejável criar agendas e políticas públicas que estimulem a participação social, sempre se pautando na proteção de direitos, com foco na emancipação e no protagonismo, com a geração de trabalho e renda”, ressalta o secretário.

Gilliard Oliveira, gestor tecnológico da Uniccursos, ressaltou a diversidade no perfil dos inscritos nas formações. Entre os aprendizes de diversas idades, há jovens em sintonia com as novas tecnologias e em busca do primeiro emprego, assim como pais e mães de família a procura de qualificação ou recolocação no mercado de trabalho.

“A plataforma online incentiva cada vez mais o nosso trabalho e leva educação e inclusão para todos. Para muitos, a educação a distância é uma novidade. Incentivar e educar é preciso. Parabéns à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Hortolândia pela iniciativa e a todos os alunos participantes desse fabuloso projeto", afirmou Oliveira.