Hortolândia participa de evento virtual que reflete a educação em tempos de pandemia

“Escutar, acolher e diagnosticar para planejar”. Eis o tema do debate, realizado via internet, na tarde desta quinta-feira (28/01), que reuniu os secretários de educação de Hortolândia, Votuporanga e Sud Mennucci. O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia, Fernando Moraes, foi escolhido para participar do evento, organizado pela Faperp (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto), como representante de todos os secretários de Educação do Estado de São Paulo. Também participaram do webinar, como mediador, o secretário de Votuporanga, Ederson Marcelo Batista; e, como debatores, o secretário de Sud Mennucci, Prof. Dr. Luiz Miguel Garcia, presidente nacional da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação); e a pedagoga Maridalva Bertacini, mestre em Educação. A diretora-presidente da Faperp, Dra Regina Chueire, abriu os trabalhos.

Em Hortolândia, as aulas na rede municipal de ensino serão retomadas no dia oito de fevereiro, de maneira híbrida; inicialmente de forma remota, depois, provavelmente em março, de maneira presencial, com revezamento de alunos e respeitados os protocolos sanitários estabelecidos pelo Governo do Estado.

“Esse momento nos convida para a tarefa do cuidar: o cuidado com os nossos distantes, por tudo aquilo que nos cerca de modo geral. Colocamos isso como premissa de toda decisão que a Secretaria vai tomar aqui com a condição de órgão oficial da Educação Municipal”, defende ele. “A nossa diretriz aqui, inclusive a do prefeito Angelo Perugini, é a de proteção à vida, em qualquer situação. Daí o planejamento feito para a volta às aulas. Estamos focados na dimensão humana, na acolhida, no emocional de professores, educadores infantis, gestores, supervisores, pessoas da manutenção, da alimentação escolar e em toda a complexidade que envolve a escola, tanto dos profissionais quanto a dos nossos alunos também. A escola impulsiona, tem essa propriedade de colocar a comunidade em movimento”, afirma o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia.