Manutenção nas redes de esgoto e águas pluviais segue intensificada pela Prefeitura de Hortolândia

O trabalho de manutenção das redes de águas pluviais e esgoto realizados, diariamente, pela Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), seguem intensificados nesta época de chuvas. Para evitar rompimentos das tubulações, o que pode causar infiltrações no solo e alagamentos, desde a semana passada as equipes percorrem diversos bairros realizando reparos. O serviço já foi realizado em redes localizadas no Jardim Sumarezinho; Jardim Boa Esperança; Jardim Adelaide; Jardim Interlagos e Jardim Santa Esmeralda.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho é importante para que a tubulação aguente o volume das águas da chuva. "O cuidado para a manutenção das redes continuará intensificado. As equipes trabalham diariamente. A manutenção é um cuidado muito importante e de precaução. Vamos intensificar o serviço nos próximos dias, em diferentes regiões, para evitar qualquer problema que possa causar infiltrações no solo", observa o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

A orientação também é realizada para que moradores providenciem a correta ligação do esgoto domiciliar para o descarte regular dos dejetos domésticos na rede instalada nas ruas. A ação contribui para que a cidade atinja 100% de coleta e tratamento de esgoto. Também desde a semana passada, já foram orientados sobre as ligações domiciliares os moradores dos jardins Amanda; Novo Ângulo; Campos Verdes; e São Sebastião. Atualmente, o índice de coleta de esgoto é de aproximadamente 98% de cobertura, sendo que 100% do esgoto coletado já é tratado. Além de contribuir para infiltrações no solo, o descarte irregular do esgoto doméstico é crime ambiental, além de prejudicar à saúde e degradar o meio ambiente, atingindo rios, ribeirões, nascentes e mananciais da cidade.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.