Prefeitura promove workshop para orientar idosos sobre os cuidados ao usar mídias sociais

Em plena era digital, quem tem 60 anos ou mais também descobriu como é bom estar conectado à internet, seja pelas facilidades de receber e enviar mensagens e fotos, seja para falar rápida e frequentemente com os amigos, seja para comprar um lanchinho ou chamar a condução ao toque de um dedo. Mas, como toda tecnologia, é preciso saber lidar com os perigos envolvidos.

Para alertar sobre tudo isso, a Prefeitura de Hortolândia promoverá, nesta segunda-feira (17/02), às 14h, no CCS (Centro de Convivência Social) Jd. Rosolen, um “Workshop de Mídias Sociais”. Embora voltado aos 40 idosos que cursaram o módulo 1 do “Curso de Inclusão Digital”, o evento gratuito é aberto à comunidade, sem restrição de idade. O CCS Jd. Rosolen está localizado na Rua Guido Rosolen, 177. Não é necessário fazer inscrição previamente. A iniciativa é da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Durante o bate-papo, de cerca de duas horas, haverá dicas sobre o uso das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros, como o Facebook e o Instagram, de e-mails, bem como os cuidados com as notícias falsas (“fake news”). O tema será abordado pelos oficineiros do CCS, Vinícius Butioli e Luiz Gustavo dos Santos.

“Será uma roda de conversa entre amigos, não só para os idosos, mas para jovens e demais pessoas da comunidade. É preparatória para o segundo módulo do Curso de Inclusão Digital, que os idosos fizeram no ano passado. Nós os incentivamos a usar as mídias sociais. Agora, precisamos abordar os perigos envolvidos, como o das fake news. Há quem pense que só porque chegou via celular, a informação é verdadeira e muitas vezes não é. Queremos ver qual o interesse pelo tema e quantos pretendem se inscrever neste módulo que faremos em março”, afirma a coordenadora do CCS Rosolen, Eliane Silva.

“Este curso atende ao desejo dos idosos de estarem atualizados e integrados com as ferramentas e aplicativos do celular, já que as pessoas ficam cada vez menos tempo ‘desconectadas’. As expectativas e os objetivos do curso estão voltados para a atualização tecnológica e aquisição de conhecimento nesta área, conforme a demanda advinda dos participantes”, destacou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno, quando do lançamento do Curso de Inclusão Digital.