Emef Nova Europa agora se chama Samuel da Silva Mendonça

Em cerimônia emocionante, marcada por lágrimas, a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Nova Europa ganhou nova denominação. A partir desta segunda-feira (11/11), passou a se chamar Emef Samuel da Silva Mendonça, em homenagem ao ex-aluno do 5º ano A, morto em 2017, em  acidente de carro. No mesmo acidente, morreu também a mãe, Luzia, grávida de nove meses.O pai, Antonio Marcos Mendonça, e um dos irmãos, sobreviventes do desastre, Felipe da Silva Mendonça, participaram da homenagem e, junto com o prefeito Angelo Perugini; a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, e o presidente da Câmara Municipal, Valdecir Alves Pereira, descerraram a placa comemorativa.

Em meio às crianças, Perugini dirigiu-se à família do garoto, ressaltando a importância de vivenciar o perdão. “Esta é a palavra mais importante para a vida da gente, capaz de curar toda a maldade que alguém possa fazer contra nós. Quem perdoa cura àquele que nos fez o mal e limpa a nossa alma. Quero, em nome da sociedade, pedir perdão à família do Samuel pelo acidente cometido pelo uso do álcool, porque ao aceitar o uso desta bebida, permitimos essa tragédia. Queremos curar o seu coração. Crianças, vocês não precisam tomar álcool nem usar drogas para serem felizes. Elas são uma fuga da realidade. Agradecemos à família do Samuel por permitir usar o nome dele nesta escola. Será uma escola de felicidade para aprender só coisas boas”, afirmou Perugini, também emocionado.

Segundo Felipe Mendonça, a homenagem representa um recomeço para os familiares. “A alegria que traz este gesto faz com que a gente não se lembre dele mais com tristeza. Lembramos da alegria que a gente tinha dos almoços em família, de rir de bobeirinhas, do que o convívio junto proporciona. Acredito que é um recomeço”, destacou entre lágrimas. O irmão mais velho, Bruno Henrique, foi lembrado durante a cerimônia, mas não pode comparecer por estar no trabalho.

Segundo a diretora, Elis Regina Valim, Samuel era um garoto dócil e quieto, extremamente querido por colegas, professores e profissionais da escola. “Quando recebemos a notícia do falecimento do Samuel, não foi fácil para nenhum de nós. Não foi fácil lidar com a perda nem com as perguntas dos nossos alunos. Nós, adultos, precisamos ser fortes para afagá-los e acalmá-los. Este é um momento triste, mas também muito especial, porque o Samuel jamais será esquecido”, salientou ela. A escola, que funciona junto com a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Nova Europa, tem atualmente 620 alunos matriculados, do Jardim I ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Cercadas pelos estudantes do turno da manhã, crianças entre seis e 11 anos de idade, a secretária Sandra Fagundes Freire explicou aos presentes: “Os nomes das nossas escolas, da rede municipal, são de professores e alunos, de quem ajudou a construir essas escolas. A partir de agora, a escola de vocês vai ter o nome do Samuel. A Emef Samuel é um lugar de alegria, de convivência e construção.Guardem o nome do Samuel como os que conviveram com ele do 1º ao 5º ano na escola, como aparece nestas fotinhas, um menino sereno e alegre”, afirmou ela.