Palestra ensina aprendizes da Escola de Beleza a abrir negócio próprio

Na reta final da formação, aprendizes dos cursos de “Depilação e Design de Sobrancelhas” da “Escola de Beleza, Estética e Bem-Estar de Hortolândia” participaram, na tarde desta quinta-feira (31/10), de uma palestra sobre três serviços disponíveis na central de serviços municipais HORTOFÁCIL, voltados a quem pretende abrir o próprio negócio: Banco do Povo, Casa do Empreendedor e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Aqui. A palestra foi ministrada por duas agentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Alessandra Ramos, coordenadora do Banco do Povo, e Estela Juvenal, agente do Sebrae Aqui. A iniciativa é do Funsol-Hortolândia (Fundo Social de Solidariedade), órgão vinculado à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Inaugurada em agosto deste ano, graças à parceria da Prefeitura de Hortolândia com o governo do Estado, a Escola de Beleza de Hortolândia é um centro de formação profissional voltado a moradores da cidade, em vulnerabilidade social. Funciona com duas turmas, no período da tarde, em duas salas do HORTOFÁCIL, na Vila São Francisco, região central. Nesta sexta-feira (01/11), às 13h30, as 14 aprendizes aprovadas na formação, que tem duração total de 60 horas/aula, receberão certificado de conclusão de curso. A cerimônia de formatura será no auditório do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro.

Segundo Alessandra Ramos, o objetivo da palestra foi dar orientações às alunas sobre os três órgãos e mostrar que eles são úteis na hora que as aprendizes precisarem obter recursos financeiros ou empréstimo para se tornarem empreendedoras. “Após a conclusão do curso, há várias possibilidades de se abrir um negócio”, destacou Alessandra.

De acordo com a presidente do Funsol-Hortolândia, Leila Pereira Dobelin, embora o tema já tenha sido pautado em sala, durante a formação, enfocá-lo nas aulas finais é estratégico para que as aprendizes obtenham informações sobre microcrédito e serviços importantes para futuros empreendedores. “É gratificante ver a alegria no rosto destas mulheres, que estão tendo a oportunidade de ter autonomia e gerar renda, por meio de uma profissão. É muito importante este passo. O município oferece oportunidades para que cresçam de maneira sustentável, contando com o Sebrae Aqui, o Banco do Povo e a Casa do Empreendedor”, afirma Leila.

NO PIC

Com a abertura da Escola de Beleza, a Prefeitura amplia as ações de qualificação profissional no município, uma das prioridades do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). Por meio do Programa, o prefeito Angelo Perugini realizará mais de 100 obras e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC serão realizadas pela Prefeitura por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

SERVIÇO:

Formatura da “Escola de Beleza, Estética e Bem-Estar”

Data: sexta-feira, 31/10/2019

Hora: 13h30

Local: auditório do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, Rua Euclides Pires de Assis, 205, Remanso Campineiro.