2ª edição do sarau “Aqui Trem Poesia” será no Centro de Memória, amanhã, às 19h

Se você perdeu a primeira, terá mais uma oportunidade de soltar a voz na 2ª edição do sarau “Aqui Trem Poesia”, que a Prefeitura realiza, nesta terça-feira (22/10). O evento começará às 19h, no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, localizado na rua Rosa Maestrello,2, Vila São Francisco.

De acordo com a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, o objetivo é proporcionar um encontro para que pessoas de todas as idades possam compartilhar, ouvir e declamar poesias, textos e músicas próprias ou de outros autores. O evento gratuito terá microfone aberto para a participação de pessoas de todas as idades. As declamações podem ser feitas de forma individual ou coletiva. A definição da ordem das apresentações será feita na hora.

O nome do evento é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, cujo prédio foi restaurado pela Prefeitura, e hoje abriga o Centro de Memória.

Mais uma vez, a curadoria do sarau será do músico e poeta Renan Inquérito. O artista é conhecido na região por comandar o sarau Parada Poética. Além da curadoria, Renan ainda fará uma apresentação no sarau, acompanhado do DJ Viny.

Para incentivar ainda mais clima de poesia e literatura entre o público, o sarau terá a Banca de Troca de Livros da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”. De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, serão disponibilizados em torno de 300 obras, entre livros, CDs e DVDs, para as trocas.

Os livros levados para a troca passarão por uma triagem prévia. Serão aceitas obras em bom estado de conservação, de literatura nacional e estrangeira (ficção, romance, poesia), literatura técnica de todas as áreas do conhecimento, literatura infantojuvenil, gibis e  mangás (quadrinhos japoneses).

Não serão aceitas obras fotocopiadas, livros didáticos, livretos, revistas, e enciclopédias. Também não serão aceitas doações de livros em grandes quantidades.

Os livros para troca serão divididos em cinco categorias identificadas pelas cores vermelha (literaturas estrangeira e juvenil), azul (literaturas brasileira, portuguesa e religiosa), verde (biografias, títulos de autoajuda, culinária, informática, filosofia, ciências sociais, economia, educação, pedagogia, matemática, enfermagem, administração/gestão, artes, história e graduação), laranja (literatura infantil e gibis) e lilás: (CDs e DVDs de música, filmes, documentários, softwares e audiolivros). Entre uma declamação e outra, o sarau contará com dois food trucks para matar a fome do por meio de dois food trucks.