Prefeitura intensifica ações de revitalização na região das lagoas do Jd. Amanda

Com a conclusão do serviço manual de remoção de aguapés que se concentravam nas lagoas do Jd. Amanda, a Prefeitura de Hortolândia intensifica o projeto de revitalização da área margeada pela rua Casemiro de Abreu. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, os dois lagos terão pista de caminhada no entorno, além de bancos para descanso, nova iluminação em LED e plantio de árvores. O diferencial será uma nova área de lazer urbanizada, entre a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h do bairro e a lagoa da parte alta. Também está programado para os dias 19 e 20 deste mês, uma ação de conservação regional, com a participação da comunidade. O objetivo é fazer com que os moradores se envolvam com a proteção desta área, que é um bem da população.

O secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva, explica que apesar da remoção dos aguapés estar praticamente concluída, a Prefeitura finaliza uma licitação para contratar empresa responsável pelo desassoreamento das lagoas. “Com apoio de uma draga e outros maquinários, vamos remover o restante dos aguapés e tirar a areia do fundo dos lagos, o que trará um visual ainda mais bonito para esta área”, enfatizou.

O crescimento de aguapés em lagos é resultado do descarte irregular de esgoto doméstico. Os dejetos servem de alimento para as plantas, que se espalham na superfície da água de modo rápido e contínuo. Para evitar que as plantas aquáticas voltem a se proliferar no lago, a Prefeitura trabalha na fiscalização de ligações irregulares de esgoto. Especialmente no Jd. Amanda, a Secretaria de Serviços Urbanos distribui panfletos e leva orientações aos moradores sobre a necessidade de providenciar a ligação do esgoto domiciliar à rede coletora, na rua.

PIC

A reurbanização da lagoa do Jd. Amanda faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.