Sistema Único de Assistência Social é debatido durante XII Conferência de Assistência Social

Dezenas de pessoas participaram, nesta quarta-feira (25/09), da XII Conferência Municipal de Assistência Social, realizada pelo CMASH (Conselho Municipal de Assistência Social de Hortolândia) e pela Prefeitura, no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro.

O evento envolveu usuários, trabalhadores, entidades sócio-assistenciais e membros da gestão pública em torno do estágio de implementação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a efetivação da garantia dos direitos dos cidadãos. A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno, e do CMASH, Jesus Ribeiro da Costa.

O objetivo da conferência é fazer uma avaliação técnico-política do SUAS em cada esfera do governo, sob o ponto de vista dos diferentes segmentos envolvidos e, a partir daí, traçar prioridades para a construção do Plano Decenal da Assistência Social, conforme previsto no lema “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Quatro pré-conferências foram realizadas, na etapa preparatória, a fim de formular as propostas que serviram de base para o debate municipal e, posteriormente, alimentarão a etapa estadual. O evento contou ainda com a palestra da assistente social Ada Bragion Camolesi, doutora em Serviço Social pela PUC/SP (Pontifícia Universitária Católica de São Paulo).

A rede de assistência social em Hortolândia, vinculada à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, conta com quatro CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), quatro CCSs (Centros de Convivência Social) e um CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Confira a rede de assistência em Hortolândia:

•CRAS e CCS Jd. Amanda – Av. Tarsila do Amaral (antiga Av. 2), 540, Jd. Amanda

•CRAS Central – Ruas Zacarias Costa Camargo, 50, Remanso Campineiro