EMEI do Jardim Primavera recebe implantação da rede coletora de esgoto

A Prefeitura de Hortolândia trabalha em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para a universalização da coleta e tratamento do esgoto na cidade. O serviço é realizado em diferentes bairros. Nesta semana, a ação acontece na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Primavera, onde foi iniciada a escavação para a implantação da tubulação na  rede coletora. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a obra deve ser concluída até o final de setembro.

"Esta é mais uma importante etapa para chegarmos à universalização da coleta e tratamento de dejetos em Hortolândia. Paralelamente, estamos trabalhando em outros bairros, realizando diferentes serviços para cumprirmos a meta de levar saneamento básico e mais qualidade de vida à população", explica o agente de fiscalização da Secretaria Serviços Urbanos, Claudimir de Oliveira.

Além da implantação da rede coletora na EMEI Jardim Primavera, está em andamento o mesmo tipo de trabalho no bairro Chácaras Assay e na rua Sebastião Martins Mafra, no Jardim Novo Ângulo. Também é realizada a recuperação da rede de esgoto do Jardim Santa Emília, que recebe reparos para funcionar. O objetivo é realizar as ligações das redes domiciliares na coletora e evitar o descarte irregular dos dejetos domésticos na rede de águas pluviais.

UNIVERSALIZAÇÃO DO ESGOTO

De acordo com a Sabesp, atualmente, Hortolândia conta com 96,3% de coletado e tratamento. Em 2022, Hortolândia chegará a 100% do esgoto coletado e tratado. Além disso, a cidade faz parte do grupo de 11 municípios de grande porte da rede de cobertura da Sabesp prestes a bater a meta da universalização. A companhia de saneamento atende mais de 370 cidades no Estado de São Paulo.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, 71.618 residências da cidade recebem água tratada por uma rede de quase 516 quilômetros de extensão. Já a coleta do esgoto é realizada em 67.182 residências e levada para tratamento por uma rede coletora de aproximadamente 346 quilômetros.

PIC

A universalização de esgoto é uma ação que faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.