Mais 4 bairros de Hortolândia receberão rede coletora de esgoto

Obras serão realizadas, ano que vem, nas Chácaras Recreio Alvorada, Chácaras Luzitana, além do Jd. Boa Vista e Jd. Stella

A parceria entre Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) continua e, no próximo ano, será dado o último passo para a universalização do esgoto na cidade. De acordo com a empresa estadual, a partir de 2020, os bairros Chácaras Recreio Alvorada, Chácaras Luzitana, Jardim Boa Vista e Jardim Stella começam a receber as obras necessárias para a implantação da rede coletora de esgoto.

Após a conclusão dos serviços nestes bairros, Hortolândia terá 100% do esgoto produzido na cidade e coletado e tratado. O anúncio foi feito pelo gerente da divisão Hortolândia da Sabesp, Cristiano Silveira, no Fórum Municipal de Saneamento Básico, realizado pela Prefeitura, na manhã desta segunda-feira (19/08).

"As obras de implantação da rede coletora, hoje, estão em andamento no bairro Chácaras Assay. Recentemente, o serviço foi concluído no bairro Taquara Branca e no Jardim Sumarezinho. Além disso, são realizados pequenos reparos na rede em diferentes bairros. Essas ações contribuem para o bom funcionamento da coleta dos dejetos no município", explicou Silveira.

De acordo com a companhia de saneamento, Hortolândia é o 11º município de grande porte da rede de cobertura da Sabesp próximo a bater a meta da universalização. Atualmente, o município conta com 96,3% de coleta e tratamento do esgoto. A Sabesp atende mais de 370 cidades no Estado de São Paulo.

“Saímos do marco zero de coleta e tratamento de esgoto, em 2005, e, em parceria com a Sabesp, estamos prestes a oferecer esse serviço de saneamento para toda a cidade. Esta luta começou na década de 80, com a participação da população. Devemos ter orgulho do que conquistamos e do que ainda iremos conquistar”, lembrou o prefeito Angelo Perugini, durante a abertura do Fórum de Saneamento.

PIC

A universalização de esgoto é uma ação que faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Histórico – Esgoto em Hortolândia

•Década de 80: organização de movimentos populares em prol do esgoto

•1997: a Sabesp assume os serviços de água e esgoto na cidade. No contrato de concessão é previsto o prazo de dois anos para oferecer coleta e tratamento de esgoto.

•2003: a Sabesp inicia as obras da ETE, paralisadas depois por questões jurídicas envolvendo a concessionária e a empreiteira contratada para realizar a obra.

•2005: o prefeito Angelo Perugini assume a Prefeitura e inicia o trabalho de parceria com a Sabesp, para agilizar as obras de esgoto.

•2006: a população vai às ruas reivindicar à Sabesp esgoto coletado e tratado. No mesmo ano, a Sabesp retoma as obras de rede coletora de esgoto e libera as primeiras ligações de residências a rede coletora de esgoto.

•2007: a Prefeitura cria a Comissão de Acompanhamento de Obras de Esgoto, composta por representantes da sociedade civil. No mesmo ano, a Sabesp retoma as obras da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

•2009: a ETE é inaugurada e, quatro meses depois, já tratava 30% do esgoto do município.

•2012: no segundo governo do prefeito Perugini, 72% da cidade tinha cobertura com rede coletora.

•2018: Hortolândia apresenta 95% de atendimento total de esgoto e recebe prêmio da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária).

•2019: a cobertura da rede coletora atinge 96,3%.