Projeto de costura industrial incentiva geração de renda no São Sebastião

Aula inaugural do projeto “Costurando oportunidades”, nesta quarta-feira (07/08), no Instituto Federal São Paulo, contou com a presença do prefeito Angelo Perugini

A Prefeitura de Hortolândia, o IFSP (Instituto Federal de São Paulo), campus Hortolândia, e a AMCRESS (Associação dos Moradores do Conjunto Residencial São Sebastião) lançaram, nesta quarta-feira (07/08), o projeto “Costurando Oportunidades”. A iniciativa disponibiliza aulas de costura industrial e atividades socioeducativas para 25 moradoras do bairro. A aula inaugural do projeto contou com a presença do prefeito Angelo Perugini; do secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno; e do diretor do IFSP, Edgar Noda.

“Vamos realizar o curso de Corte e Costura, em união com o Instituto Federal, a comunidade e a Prefeitura, para motivar estas mulheres, determinadas, vencedoras, que estão na luta para melhorar a vida das suas famílias. Aqui, elas vão aprender a costurar, a se unir, a se entregar para terem qualificação profissional, que possibilitará geração de renda “, afirmou o prefeito.

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o projeto prevê atividades teóricas e práticas. As teóricas serão coordenadas pela Profa. Caroline Jango e acontecerão às segundas-feiras, no campus do Instituto Federal, incluindo palestras socioeducativas, voltadas ao público feminino, sobre saúde, relações familiares, direitos das mulheres e temas afins. As práticas serão às quartas-feiras, na sede da AMCRESS, com monitoria do Instituto Federal, infraestrutura e máquinas cedidas pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

De acordo com o Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, as participantes são moradoras do bairro, estão em vulnerabilidade social e foram indicadas pela Associação de Moradores.

“O objetivo da qualificação é contribuir com a autonomia das mulheres através da capacitação gratuita”, destaca o secretário Régis Bueno.