Com ações de incentivo à leitura, Biblioteca amplia empréstimos de livros

Espaço registrou 1.439 empréstimos de obras, no mês de julho

Ações da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura de Hortolândia, para estimular o hábito da leitura deram resultado. O espaço registrou, em julho, o recorde de 1.439 empréstimos de livros. O número supera o recorde anterior, em abril deste ano, quando foram feitos 1.390 empréstimos. Abril foi o “Mês do Livro” na biblioteca por ocasião de várias datas festivas relacionadas à literatura.

De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, uma das ações que contribuiram para o órgão alcançar o recorde é o projeto “Leitor VIP”, lançado em maio deste ano. O projeto oferece benefícios para quem é usuário assíduo da biblioteca. Ao se tornar VIP, o usuário pode pegar até seis livros emprestados, e o prazo de devolução é maior, 21 dias. Atualmente, o prazo de devolução de livros emprestados é de 14 dias, e o usuário pode pegar até três obras. “A meta do projeto é aumentar em 25% a média de 1.000 empréstimos por mês. Com este recorde, superamos a meta no mês de julho”, destaca Silva.

Os critérios para o usuário se tornar leitor VIP são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses; respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca; ter emprestado 15 livros no período de 12 meses; não ter extraviado nenhum material bibliográfico; não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses.

Outra ação que contribuiu para o recorde, de acordo com o coordenador, foi o torneio do videogame “Just Dance 2019” em julho, mês de férias escolares. Silva ressalta que o torneio aumentou o número de visitantes e movimentou a biblioteca. “A Prefeitura realiza ações e busca oferecer serviços inovadores para tornar a Biblioteca Municipal atrativa e fazer com que as pessoas se identifiquem com o espaço. Mostrar que a biblioteca é um espaço cultural, informacional e atualizado”, salienta o coordenador.

Ainda em julho, a Biblioteca registrou 305 pesquisas feitas ao catálogo disponível on line por meio do site http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/Biblivre5/single/ nos finais de semana, dias quando a biblioteca não funciona. O espaço também registrou 69 cadastros de usuários novos.

Para quem quer fazer o empréstimo de livros, é necessário confeccionar a Carteirinha de Leitor na própria Biblioteca, que fica no primeiro piso do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. Os interessados têm que levar foto 3X4 recente, cópia do RG e cópia de comprovante de residência. Já para menores de idade, é necessário que o pai, a mãe ou responsável leve cópia do RG e autorização. Caso haja dano ou extravio dos livros emprestados, o usuário terá que fazer a reposição do mesmo título. A biblioteca tem mais de 4.000 usuários cadastrados. Atualmente, o acervo conta com cerca de 17 mil títulos. A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50.

RANKING

O livro campeão de empréstimos no ranking de julho da biblioteca foi a obra infantojuvenil “Diário de Um Banana – Maré de Azar” (foto), do cartunista norte-americano Jeff Kinney. Esta é a terceira vez que a obra aparece em 1º lugar. O livro já havia sido o mais emprestado nos rankings de fevereiro e maio deste ano. A lista traz ainda outro volume da série, “Diário de Um Banana– As Memórias de Greg Heffley”, na 4ª posição.

O coordenador da biblioteca ressalta que, em razão do período de férias escolares, o ranking de julho inclui vários títulos de literatura infantojuvenil, tais como “Jogos Vorazes”, e best sellers com temática sobrenatural/fantástica, dentre os quais, “Para Sempre” e “A Maldição do Tigre”. A Biblioteca iniciou a divulgação do ranking dos livros mais emprestados em julho de 2018.

Confira abaixo o ranking dos 20 livros mais emprestados em juhlo na Biblioteca Municipal:

1. “Diário de Um Banana – Maré de Azar”, Jeff Kinney

2. “Para Sempre”, Alyson Noël

3. “A Maldição do Tigre”, Colleen Houck

4. “Diário de Um Banana – As Memórias de Greg Heffley”, Jeff Kinney

5. “Jogos Vorazes”, Suzanne Collins

6. “O Dragão de Heloísa”, Ricardo Pombal

7. “Orixás – Anjos da Natureza”, Monica Buonfiglio

8. “Feche Bem os Olhos”, John Verdon

9. “Matemática Básica – Teoria e Mais de 800 questões”, Augusto C. Morgado

10. “Baía dos Suspiros” (Os Guardiões Livro 2), Nora Roberts

11. “Diário de Aventuras da Ellie – O Show Tem que Continuar”, Ruth McNally Barshaw

12. “O Experimento”, John Darnton

13. “Diário de Uma Garota Nada Popular – Histórias de Uma Baladeira Nem Um Pouco Glamourosa”, Rachel Renée Russell

14. “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis

15. “Deus Em Questão – C. S. Lewis e Freud Debatem Deus, Amor, Sexo e o Sentido da Vida”, Armand M. Nicholi Jr.

16. “À Espera de Um Milagre”, Stephen King

17. “O Inquisidor – Romance Histórico”, Catherine Jinks