Ação Comunitária no Jd. Amanda reúne 3.000 pessoas

Evento da Prefeitura, voltado a beneficiários do Cadastro Único, aconteceu no último sábado (27/07), no Setor Cultural “Arlindo Zadi”

Cerca de 3.000 pessoas passaram pelo Setor Cultural “Arlindo Zadi”, no Jd. Amanda I, durante a 3a Ação Comunitária, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, no último sábado (27/07). O total de pessoas atendidas superou a meta da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, que era atingir 2.500 famílias em situação de vulnerabilidade social que moram na região. A iniciativa da Administração Municipal, voltada a inscritos no CADUN (Cadastro Único), buscou levar diversos serviços públicos até a comunidade.

O prefeito Angelo Perugini acompanhou a Ação Comunitária. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, graças à parceria com o Funsol-Hortolândia (Fundo Social de Solidariedade), foram doadas 2.500 peças de roupas e calçados, bem como 200 cobertores novos, trazidos por membros do Rotary Clube-Hortolândia. Os visitantes também puderam levar para casa 1.600 livros, 400 infantis e 1.200 adultos. Durante a ação, também foram feitos mais de 1.000 cortes de cabelo, masculinos, femininos e infantis. “A solidariedade é uma vertente do povo de Hortolândia. A Ação Comunitária no Jd. Amanda demonstra esse calor humano. Amor é essencial na construção da nossa história”, afirmou o prefeito.

Na área da saúde, foram feitos 553 acompanhamentos de beneficiários do PBF (Programa Federal Bolsa Família). Houve orientação aos presentes sobre diversos serviços, tais como acompanhamento de carteirinhas de vacinação, pesagem e medição de crianças até 7 anos para conferir a nutrição, assim como orientação a mulheres em período fértil quanto à gravidez e acompanhamento do pré-natal de grávidas.

Na área da assistência social, munícipes cadastrados no Bolsa Família puderam esclarecer dúvidas sobre o Bolsa Família, assim como sobre os benefícios do BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada/Lei Orgânica da Assistência Social).

Pipoca, algodão-doce e brinquedos infláveis, dentre eles cama elástica e piscina de bolinhas, alegraram a manhã das crianças. Para os adultos, foi a oportunidade de ter acesso a outros serviços públicos, como os do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), sobre seguro-desemprego, vagas de emprego e carteira de trabalho; Casa do Empreendedor; Sebrae e Procon.

“A ação superou nossas expectativas em termos de público e atendimento. Foi muito positiva. Propiciou um dia diferente aos moradores daquela região. Além do acompanhamento dos cadastrados no Bolsa Família, nos parâmetros de saúde, houve orientação, doação e apoio à população em vulnerabilidade social”, afirmou a gestora do CADUN/PBF, Hilka Beka.

“Além de promover uma atuação rápida frente a diversos serviços essenciais às famílias, A Prefeitura resgatou a solidariedade aos cidadãos, através da Campanha do Agasalho e da doação de livros. Cada pessoa teve o direito de escolher duas peças, entre roupas, sapatos ou cobertores. Mais de três mil pessoas desfrutaram das atividades que ampliam a garantia de direitos das famílias, como a atualização de dados dos programas BPC/ LOAS e Bolsa Família. Houve economia no orçamento familiar com os cortes de cabelo e, ao mesmo tempo, incentivo aos alunos da escola de cabeleireiros que estão praticando a boa ação em parceria com a Administração. Dúvidas também foram esclarecidas pelas equipes do Sebrae Aqui, Casa do Empreendedor e PAT. A participação dos cidadãos foi incrível, agradeço imensamente aos participantes e colaboradores que tornaram a ação um belo ato de cidadania”, ressaltou o secretário Régis Bueno.

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o objetivo da Ação Comunitária é aproximar o beneficiário do Bolsa Família da Prefeitura. Atualmente, há cerca de 9.875 famílias que recebem o benefício em Hortolândia. A 1a. Ação Comunitária realizada pela Administração Municipal ocorreu no Jd. Novo Ângulo e a 2a., na Vila Real.