Prefeitura abre inscrição para 12 cursos que ajudam na geração de renda

Interessados devem procurar o HORTOFÁCIL até o dia 09/08; maioria das formações é profissionalizante

A partir desta segunda-feira (22/07), a Prefeitura de Hortolândia abre inscrições para 12 cursos gratuitos, promovidos pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social (veja lista abaixo). As inscrições devem ser feitas, presencialmente, até o dia 09/08, no HORTOFÁCIL. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30. A central de serviços municipais está localizada na Rua Argolino de Moraes, 405, na Vila São Francisco. Há 520 vagas disponíveis, ao todo.

Os interessados, a partir dos 14 anos, devem levar documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. Se o futuro aprendiz for menor de idade, deve estar acompanhado de adulto responsável. Haverá processo seletivo, caso o número de inscritos seja superior ao de vagas disponíveis, tendo como critério de avaliação a condição socieconômica do candidato. Neste caso, será beneficiado o mais vulnerável.

A maioria dos cursos tem, em média, 72 h/aula e dura de três a quatro meses, com dois encontros semanais.

“Os cursos são importantes porque preparam os cidadãos para o mercado de trabalho, principalmente por se tratar de um público em vulnerabilidade social que teria dificuldade de pagar por eles na iniciativa privada. O objetivo principal é que eles rompam com o ciclo de pobreza e entrem para o mercado de trabalho, gerando recursos e saindo da situação de vulnerabilidade social”, afirma o diretor do Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, Gérson Ferreira.

Confira a lista de cursos e vagas disponíveis:

1. Assistente de RH - 60 vagas

2. Administração com ênfase em empreendedorismo - 30 vagas