Prefeitura instala bocas de lobo em ruas do Parque Peron

Obras colaboram para evitar alagamento das vias após pavimentação das ruas

Três ruas do Parque Peron recebem investimentos da Prefeitura de Hortolândia em pavimentação e drenagem. As obras acontecem nas ruas 1, 2 e 6, onde também serão implantadas calçadas, guias e sarjetas. Nesta terça-feira (16/04), o trabalho se concentra na abertura de novas bocas de lobo, estruturas que complementam o sistema de drenagem subterrâneo, ampliando a capacidade de escoamenta da água da chuva e evitando alagamento das vias após a obra de asfalto. O prefeito Angelo Perugini esteve no local para conferir o andamento dos trabalhos.

A continuidade das obras de asfalto no Parque Peron é uma reivindicação antiga da comunidade local e um compromisso assumido pelo prefeito. Parte das ruas foram asfaltadas num contrato anterior, que foi rompido por descumprimento contratual por parte da empreiteira responsável. Com isso, a Prefeitura precisou contratar uma nova empresa para finalizar as obras, retomadas em março. No Parque Peron moram aproximadamente 300 famílias.

Para as obras de drenagem, as ruas que recebem investimentos são escavadas. Em seguida, a Prefeitura remove o antigo concreto das calçadas, que receberão pavimento padronizado. A aplicação de asfalto nas ruas é a última etapa da obra, que proporcionará um sistema viário mais eficiente para o bairro e mais qualidade de vida à população. Um diferencial desta obra é que no trecho de esquina entre a Rua 1 e a Rua 6, o pavimento será de piso de concreto intertravado. “Isso porque naquela região existe uma nascente do Ribeirão Jacuba. Precisamos garantir o pavimento permeável, para que a água tenha por onde ser escoada até a nascente sem empoçar ou comprometer o asfalto”, explicou o secretário de Obras, Sérgio Torrecilas. O prazo para execução de todas estas obras é de três meses.

A obra faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 intervenções que vão alavancar o crescimento da cidade, com ações em todas as áreas.

Pavimentação da avenida

A avenida principal do Parque Peron faz parte do traçado do Corredor Metropolotano Noroeste “Verador Bileo Sopares”, em implantação pelo governo do Estado. A pavimentação desta rua será realizada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), sendo que as obras em andamento estão na altura da avenida Antônio da Costa Santos, no Jd. Nova América. A partir do Parque Peron, o traçado prossegue sentido Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Neste ponto, haverá uma alça de acesso, que viabilizará a ligação viária entre a Rodovia e o Corredor Metropolitano, possibilitando o tráfego de veículos pela Ponte da Esperança (Estaiada), construída pela Prefeitura para integrar as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade.