Cobertura de esgoto em Hortolândia atinge 96,3%

Prefeitura e Sabesp realizam serviços para ampliar percentual de cobertura

As obras de implantação da rede coletora de esgoto em Hortolândia, em realização pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) atingiram a cobertura de 96,3% da cidade. Falta pouco para a universalização do serviço de afastamento e tratamento de dejetos domiciliares. Para atingir 100% de cobertura, a Prefeitura acompanha os trabalhos da companhia, que agora se concentram na implantação de vielas sanitárias no jd. Nova Hortolândia e Jd. Nossa Senhora Auxiliadora. A previsão é que até 2020 todo o esgoto da cidade seja coletado e tratado.

“Há anos lutamos para que todas as residências de Hortolândia tenham esgoto coletado e tratado. Em parceria com a Sabesp, estamos próximos de alcançar essa meta, uma conquista do povo. Saneamento básico representa mais qualidade de vida, saúde e higiene, além da valorização dos imóveis”, observa o prefeito Angelo Perugini.

A implantação das vielas acontece em todos os locais onde a rede coletora que passa nas ruas não é capaz de captar o esgoto dos imóveis por gravidade, por serem prédios instalados em partes baixas das quadras. Nestes casos, a tubulação é implantada na parte dos fundos dos imóveis, num trecho onde não pode haver construções de alvenaria.

Os indicadores apontam que Hortolândia está à frente da maioria das cidades brasileiras: conforme dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), a média nacional de atendimento de esgoto é de 50,26%.

Luta pelo esgoto

A luta histórica da população de Hortolândia por esgoto começou na década de 1980 e viu os primeiros resultados a partir de 2005, na primeira gestão do prefeito Angelo Perugini que, em parceria com a Sabesp, fez Hortolândia sair do marco zero de coleta e tratamento de esgoto para 96,3% de cobertura do serviço. Esse resultado contou, principalmente, com a participação popular.

A universalização do esgoto é uma ação que faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Histórico – Esgoto em Hortolândia

•Década de 80: organização de movimentos populares em prol do esgoto

•1997: a Sabesp assume os serviços de água e esgoto na cidade. No contrato de concessão é previsto o prazo de dois anos para oferecer coleta e tratamento de esgoto.

•2003: a Sabesp inicia as obras da ETE, paralisadas depois por questões jurídicas envolvendo a concessionária e a empreiteira contratada para realizar a obra.

•2005: o prefeito Angelo Perugini assume a Prefeitura e inicia o trabalho de parceria com a Sabesp, para agilizar as obras de esgoto.

•2006: a população vai às ruas reivindicar à Sabesp esgoto coletado e tratado. No mesmo ano, a Sabesp retoma as obras de rede coletora de esgoto e libera as primeiras ligações de residências a rede coletora de esgoto.

•2007: a Prefeitura cria a Comissão de Acompanhamento de Obras de Esgoto, composta por representantes da sociedade civil. No mesmo ano, a Sabesp retoma as obras da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

•2009: a ETE é inaugurada e, quatro meses depois, já tratava 30% do esgoto do município.

•2012: no segundo governo do prefeito Perugini, 72% da cidade tinha cobertura com rede coletora.

•2018: Hortolândia apresenta 95% de atendimento total de esgoto e recebe prêmio da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária).

•2019: a cobertura da rede coletora atinge 96,3%.