Encontro debate Primeiro Emprego e contratação de PCD

Evento da Prefeitura reuniu mais de 100 dirigentes de Gestão de Pessoas e RH de empresas de Hortolândia na ETEC

O Prefeito Angelo Perugini participou, nesta quinta-feira (4), do Encontro de Gestão de Pessoas e RH (Recursos Humanos) realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O evento, destinado a dirigentes de Gestão de Pessoas e RH de empresas da cidade, reuniu mais de 100 representantes dos setores para debater sobre Primeiro Emprego e Contratação de PCD(Pessoa com Deficiência).

Para dar suporte aos trabalhadores e empregadores, a Prefeitura trabalha no desenvolvimento dos programas “Emprega Jovem” e “Emprego Apoiado” (veja mais informações abaixo). “A sabedoria dos homens não é proporcional a sua experiência, mas a sua capacidade em adquirir experiência. O ser humano tem a necessidade de expressar o seu desenvolvimento através do trabalho e é nossa missão lutarmos para que todos tenham oportunidades”, disse o prefeito Angelo Perugini na abertura do encontro.

A abordagem do conteúdo referente ao primeiro emprego e contratação de PCD foi iniciada pela procuradora do trabalho e coordenadora regional na Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade (Coordigualdade), Danielle Olivares Correa Masseran. “Precisamos trabalhar com a conscientização das pessoas para começar a mudar a cultura da população e da sociedade. Devemos acreditar no potencial de cada um, em especial, no das pessoas com deficiência. Muitas pessoas enxergam os PCDs como pessoas sem capacidade em desenvolver as atividades no trabalho e é aí que nos enganamos profundamente, pois muitos deles tem QI (quociente de inteligência) mais elevado do que as pessoas que não possuem nenhuma deficiência”, exemplifica Danielle.

A ETEC (Escola Técnica de Hortolândia) cedeu o espaço para o evento. “A ETEC é uma escola pública responsável por oferecer qualificação profissional para melhor atender o mercado de trabalho. Queremos oferecer suporte e qualificação às empresas e aos trabalhadores que estão em busca de um emprego. A presença dos empregadores é fundamental nesse processo. Temos que sonhar e lutar juntos para driblar as dificuldades, pois só com a educação e com o conhecimento é que vamos conseguir mudar o nosso país”, disse o diretor da ETEC, o professor Renato Willian Martins.

“A empregabilidade de pessoas com deficiência e de jovens não pode e nem deve ser tratada como uma gentileza, uma licença ou uma cota. Ela deve ser tratada como aquilo que ela é, que é o direito universal ao trabalho. Nós precisamos fazer este enfrentamento e debate para quebrar os paradigmas e preconceitos de toda uma sociedade moldada para abrigar um padrão de trabalhador que não é universal. O papel da Prefeitura é conectar serviços. Nós queremos uma cidade consciente, humana, inteligente e sustentável. Sustentabilidade no sentido amplo da palavra, no sentido de equilíbrio e harmonia entre os impactos da ação humana no seu viver, perante o próximo e perante a terra”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Monique Freschet.

“Eu acredito muito no potencial das pessoas com deficiência e da nossa juventude. Nosso objetivo é que o poder público seja um exemplo. Para isso, vamos capacitar não só os agentes, mas todos aqueles que quiserem fazer parte do projeto para empregar os jovens e PCDs da nossa cidade. Nosso objetivo enquanto administração pública é incluir, integrar e dar o exemplo para assim construirmos uma sociedade mais justa com integração e inclusão social”, disse o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Bueno.

“Não dá para mensurar a importância de um evento como esse para a nossa cidade. Nós, enquanto Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, desempenhamos o papel de nos colocar no lugar do outro e temos conhecimento das dificuldades dos dois lados, dos jovens e dos PCDs que estão à procura de uma colocação no mercado de trabalho, e dos empreendedores, que encontram dificuldades em integrar esses trabalhadores em suas empresas. Para auxiliar as empresas e oferecer mais oportunidades para esses trabalhadores, estamos desenvolvendo um projeto baseado no “Emprego Apoiado”. Com ele, estaremos capacitando agentes da Administração para dar suporte a empresa e aos funcionários contratados”, informa o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Amarantino de Jesus Sampaio.

Prefeitura trabalha para integrar jovens e PCDs no mercado de trabalho

A Prefeitura de Hortolândia trabalha em dois projetos para incluir e integrar jovens e pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Voltado para jovens entre 14 e 18 anos, com famílias inscritas no Cadastro Único, preferencialmente beneficiárias do programa Bolsa Família, do Governo Federal, a fim de auxiliar os moradores de Hortolândia a conquistar o primeiro emprego, a Prefeitura desenvolve o Programa Emprega Jovem.

Para as pessoas com deficiência (PCD), a Prefeitura trabalha no desenvolvimento do projeto baseado no “Emprego Apoiado”, que tem como objetivo qualificar, integrar e acompanhar tanto o trabalhador PCD, quanto a empresa que abrir as portas para recebê-lo.

PIC

Na abertura do evento, o secretário de Governo, Carlos Augusto César, informou aos participantes os investimentos que a Prefeitura realizará na cidade por meio do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), um conjunto de obras e serviços que vão reestruturar o sistema viário, modernizar a cidade, ampliar a qualidade de vida, gerar emprego e renda aos moradores.