Prefeitura lança Projeto Turismo Industrial na Wickbold

Fabricante de pães gera mais de mil empregos para a cidade; 95% dos colaboradores são moradores de Hortolândia

O prefeito Angelo Perugini lançou, nesta quarta-feira (26/09), o Projeto Turismo Industrial para empresários e autoridades. A primeira visita foi realizada na Wickbold, a maior fabricante de pães e derivados de trigo do Brasil. O objetivo do projeto da Prefeitura é abrir empresas e indústrias da cidade para a visitação da comunidade, empreendedores, estudantes e investidores. A Wickbold fica na Av. Emancipação, 4000, Jardim Terras de Santo Antônio.

Por meio do Projeto Turismo Industrial, os visitantes poderão conhecer o potencial de Hortolândia. As empresas e indústrias envolvidas terão sua marca evidenciada e sua competência destacada, possibilitando a construção de parcerias e contribuindo para uma visão diferenciada no mundo empresarial.

Durante a visita, os participantes puderam conhecer as linhas de produção dos produtos da Wickbold, a história da empresa e dos produtos fabricados. Nas próximas visitas, a Prefeitura incluirá no roteiro um passeio pelas obras em realização na cidade. Todas as visitas serão monitoradas por agentes da Prefeitura.

“Essa é uma empresa familiar, que desperta os nossos sentidos. Ela oferece oportunidades para as pessoas da cidade, por isso, queremos que ela esteja bem, e em constante crescimento. O projeto Turismo Industrial aproximará a comunidade das empresas e despertará nas pessoas a vontade de ocupar as vagas qualificadas de emprego nessas corporações. Também será uma vitrine para as indústrias da nossa cidade mostrarem seu potencial produtivo aos visitantes”, observa o prefeito Angelo Perugini.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a visita inaugural do Turismo Industrial na Wickbold visa apresentar o projeto para autoridades municipais, Imprensa local e iniciar um movimento de valorização do material produtivo do município.

“O turismo é um importante fator de desenvolvimento em qualquer parte do mundo, ele é capaz de movimentar toda a cadeia econômica de uma cidade. Quando abraçamos o projeto Turismo Industrial, o Prefeito Angelo Perugini pediu que iniciássemos por algo bom, a comida. Com esta iniciativa, queremos valorizar a identidade de Hortolândia e sua capacidade de inovar e qualificar os segmentos produtivos”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Monique Freschet.

A Wickbold é a primeira parceira da Prefeitura no Projeto Turismo Industrial. “É sempre essencial olhar para o passado antes de olhar para o futuro. A paixão pelos pães fizeram com que transformássemos uma padaria em uma empresa com liderança de mercado no setor. Queremos que as pessoas venham nos visitar e que conheçam a nossa história, os nossos produtos”, disse o proprietário da empresa, Ronaldo Wickbold.

A secretária explica que o Turismo Industrial cresce a cada dia e muitos países desenvolvidos como Portugal, França, Japão e Estados Unidos já estão à frente deste segmento. “A localização privilegiada de Hortolândia e a proximidade com grandes polos industriais do país, fizeram com que a nossa cidade passasse por um rápido desenvolvimento demográfico e industrial passando a ser considerada um polo tecnológico com várias empresas de parâmetro industrial altamente avançado. Por meio do Projeto Turismo Industrial, queremos compartilhar esse potencial com a comunidade e com as empresas parceiras", afirma a secretária.

As indústrias, instituições de ensino, empreendedores que desejarem fazer parte do programa podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo pelo telefone 3965-1400 / Ramal 8911, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Hortolândia, polo industrial

Hortolândia tem vocação para a indústria e a tecnologia. Com localização, a cidade possui grande potencial econômico, com mais de 586 indústrias, 2.880 comércios, 3.105 prestadores de serviços, 3 shoppings, 18 agências bancárias, 10 hotéis somando mais de 500 leitos, além do PIB (Produto Interno Bruto) em R$11 bilhões.  O município oferece 98% de coleta e tratamento de esgoto, 98% de ruas asfaltadas, 100% de abastecimento de água, parques ambientais, um hospital público e um particular, 17 unidades de saúde, 56 escolas municipais, duas escolas técnicas, universidades federal, estadual e particular, além de um centro de tecnologia.

Wickbold emprega mais de mil pessoas, a maioria de Hortolândia

A Wickbold é uma indústria do setor alimentício que é parceira da Prefeitura e da cidade de Hortolândia. Ela chegou ao município em 2007 e gera mais de 1 mil empregos, sendo que 95% dos seus colaboradores são moradores da cidade. A empresa emprega 33 pessoas com algum tipo de deficiência, número que excede o mínimo de PCDs obrigatório por Lei.

A fabricante de pães respeita o meio ambiente, realiza o descarte industrial correto e mantém uma estação de tratamento de afluentes na empresa.

Para atender a comunidade local, a Wickbold mantém uma loja na frente da fábrica, no Jd. Terras de Santo Antonio, onde comercializa todos os produtos da empresa.