Prefeitura quer criar selo de qualidade para produtor de pão de queijo

Hortolândia conta com mais de 30 fabricantes, que geram 1 mil empregos e, juntos, faturam R$ 4 milhões/mês

A Prefeitura de Hortolândia reuniu, nesta terça-feira (25/09), integrantes do APL (Arranjo Produtivo Local) do pão de queijo, representantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor), da ETEC (Escola Técnica de Hortolândia) e da Administração para  debater sobre como conquistar o selo de qualidade para os produtores de pão de queijo da cidade.  Por meio do diálogo permanente com os APLs, a Prefeitura busca fortalecer a economia do município, gerar mais emprego e renda. A próxima reunião, prevista para o dia 4 de dezembro, abordará o assunto “Exportação”, “Selo de Qualidade”, entre outros.

O assunto da reunião foi sobre como e quais caminhos devem ser tomados para criar o selo de qualidade para este setor alimentício. “Queremos colaborar, provocar e articular as políticas públicas para o desenvolvimento econômico da cidade. A criação do selo de qualidade para este setor alimentício é o primeiro passo para tornar Hortolândia reconhecidamente a capital do pão de queijo não só em volume, mais em qualidade”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Monique Freschet.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ao contrário do que muitos imaginam, a capital do Pão de Queijo é Hortolândia. O motivo é muito simples: a cidade conta mais de 30 fabricantes de pão de queijo e agregados, entre MEIs (Microempreendedores Individuais) e empresas de pequeno, médio e grande porte. Juntas, elas geram mais de 1 mil empregos diretos e indiretos, o que representa um faturamento em torno de R$ 4 milhões ao mês.

Retomada dos  APLs

Por meio dos APLs, a Administração Municipal, em parceria com o Sebrae, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a Fundação Fórum de Campinas, une os empreendedores locais para aumentar a competitividade no mercado, ampliar a produção e reduzir custos. Interessados em obter informações relacionadas aos APLs podem entrar em contato pelo e-mail , ou pelo telefone 3965-1400 / Ramal 8910.