Inscrições para cursos do Proinfo vão até 26 de abril

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), está com inscrições abertas para o Curso “Introdução à Educação Digital”, oferecido pelo Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação). Os educadores interessados podem se inscrever de 19 a 26 deste mês. Ao todo são 80 vagas.

Com carga horária de 60 horas e duração de quatro meses, a capacitação é voltada para professores e gestores da rede municipal que ainda que não posuem conhecimentos básicos em informática, dentre eles digitar, abrir, salvar e enviar arquivos por e-mail, além de realizar pesquisa na internet. O objetivo é oferecer a eles introdução às tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica, e na vida social e privada.

Os interessados devem preencher ficha de inscrição, já encaminhada às unidades escolares, e protocolar na recepção do Centro de Formação até 26 deste mês e, obrigatoriamente, até 28 deste mês, no endereço eletrônico e-proinfo.mec.gov.br.

O curso tem início no dia 08 de maio e término no dia 28 de agosto, e será realizado às quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, na Emef Professor Cláudio Roberto Marques.

Para a Secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, o curso  possibilitará aos educadores a utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. “É muito importante que a escola possa formar, preparar essa nova geração para o uso de tecnologias da informação e é imprescindível  o papel do professor”, disse.

O que é o Proinfo?

O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997, pelo Ministério da Educação, para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio. Desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais, cuja atribuição principal é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).

Curso - Introdução a Educação Digital

Carga Horária: 60 horas: encontros presenciais: 42 horas e estudos à distância e atividades complementares: 18 horas

Organização: O curso será composto por 08 unidades abordando os seguintes temas:

1.    Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital

2.    Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede

3.    Blogs: o quê? por quê? Como?

4.    Elaboração e edição de textos

5.    Cooperação (ou interação?) na rede