Professores e estudantes se mobilizam para desenvolver projetos voltados à sustentabilidade

Prefeitura participa de concurso que envolve alunos do 1º ao 9º ano em 28 escolas municipais

Já foi dada a largada para o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2013 cujo tema é "O Futuro que Queremos Depende das Atitudes que Tomamos Hoje". A proposta para a 22ª edição do concurso será apresentada nesta quarta-feira (17/04), a partir das 8h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Presta Bonfim, localizada na Rua Maria de Lurdes C. Cancian, 92, no Remanso Campineiro.

A iniciativa da empresa é apoiada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, e mobiliza, neste ano, alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em 28 escolas da rede municipal. Durante o lançamento participam os assistentes de direção, responsáveis pelo desenvolvimento da proposta nas unidades escolares.

A cada edição, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente distribui material a todas as escolas, além de capacitar educadores a fim de estimular a conscientização de crianças e adolescentes sobre a sustentabilidade. O conteúdo é abordado com linguagem e ilustrações específicas para duas faixas etárias: 1º ao 5º ano e 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Com este material exclusivo, os educadores conduzem atividades em sala de aula, auxiliando a produção de desenhos e redações e a realização de projetos coletivos, que posteriormente serão reconhecidos por meio de homenagens e prêmio financeiro.

De acordo com a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, o foco do trabalho são as questões da sustentabilidade e economia verde. "Mais que um concurso, precisamos que os professores ajudem a transformar as crianças para que elas pensem em meio ambiente como algo essencial para o futuro da comunidade e do planeta", disse.

A cerimônia de premiação, no âmbito municipal, acontece em novembro. Após esta data, os trabalhos concorrem a etapa corporativa com demais alunos de outras localidades.

17/4 – Capacitação dos Assistentes de Direção

17/4 – Entrega das revistas e materiais