Coordenadores pedagógicos da rede municipal participam do lançamento oficial do “Estrada para Cidadania”

No município, programa que promove educação para o trânsito beneficia cerca de cinco mil alunos e 200 professores

Coordenadores pedagógicos do Centro de Formação Paulo Freire, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Hortolândia, participaram na manhã desta quinta-feira (11/04), em São Paulo, do lançamento oficial da edição 2013 do Programa “Estrada para a Cidadania”. No município, a ação beneficia cerca de cinco mil alunos, 200 professores do 4º e 5º ano das 28 unidades de Ensino Fundamental da cidade, por meio da distribuição de material didático e formação de professores.

Desenvolvido em parceria com o grupo CCR AutoBAn (Concessionária do Sistema Anhanguera-Bandeirantes), o programa busca formar futuros motoristas, conscientes de seu papel no trânsito, e transformar os alunos das escolas municipais em agentes multiplicadores de ações que valorizem a vida.

O evento aconteceu no Teatro Anhembi Morumbi e contou com palestras do maestro João Carlos Martins e de Clóvis de Barros Filho, sociólogo e professor da USP (Universidade de São Paulo). Também estiveram presentes representantes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e de 180 secretarias municipais e escolas abrangidas pelo programa em São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

Os livros utilizados no “Estrada para a Cidadania”são distribuídos gratuitamente para 5.500 alunos e 200 professores do 4º e 5º ano, de todas as escolas do Ensino Fundamental da rede municipal. São histórias do cotidiano, jogos e ilustrações (com material também em Braille), além de atividades dirigidas à família do aluno. Para os professores, o programa fornece livro com sugestão de atividades e, mensalmente, encontros de formação desenvolvidos pela própria CCR AutoBAn.

A programação mensal inclui oficinas culturais e pedagógicas, workshop, arte na estrada, oficina de meio ambiente, blitz educativa, concurso de desenho, campanha educativa por meio da escrita de cartas na Semana Nacional de Trânsito e apresentação teatral aos alunos.

O Programa da CCR AutoBAn acontece há 12 anos em cidades da região do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. Fazem parte do ‘‘Estrada para a Cidadania” os municípios de Americana, Caieiras, Cajamar, Campinas, Cordeirópolis, Franco da Rocha, Francisco Morato, Hortolândia, Itupeva, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.