Hortolândia inicia formação dos professores para atuar no PNAIC

Objetivo do pacto é alfabetizar crianças da rede pública até o 3º ano do Ensino Fundamental

O prefeito de Hortolândia, Antonio Meira, participou nesta terça-feira (02/04), no Centro de Formação Paulo Freire, da aula inaugural do primeiro encontro do Curso de Formação do PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa), uma ação do MEC (Ministério da Educação) direcionada a todos os municípios brasileiros.

Participam do curso 220 professores alfabetizadores, que atuam em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Cerca de 6.200 alunos serão beneficiados com esta proposta. O curso será ministrado por orientadores de estudo, coordenadores pedagógicos da rede municipal, que também serão capacitados, durante dois anos, pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Meira destacou a realização do curso, por parte da Secretaria de Educação, como uma ação significativa para o município de Hortolândia. "A adesão ao Pacto está ligada ao futuro de nossas crianças e na direção do compromisso por uma educação pública de qualidade”, disse.

De acordo com a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, o Pacto fortalecerá a política de alfabetização na idade certa. “Por meio desta iniciativa, podemos ampliar o trabalho de incentivo ao aprendizado da leitura e da escrita e, desta forma, avançar nos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) municipal", destacou.

Entre as ações previstas no programa estão a capacitação dos professores alfabetizadores, o pagamento de bolsas aos docentes e a distribuição de materiais didáticos específicos para a alfabetização. Para avaliar o programa, além da Provinha Brasil (já realizada duas vezes por ano com os estudantes do 2º ano), será aplicada a partir deste ano a Provinha ABC com os alunos do 3º ano no final do curso. O MEC adotará uma política de premiação às escolas que apresentarem os melhores resultados, como uma forma de incentivo.

Sobre o PNAIC

O PNAIC é um programa desenvolvido pelo MEC junto aos estados e municípios, em parceria com as instituições públicas de ensino superior a partir da adesão ao PAR (Programa de Articulações de Ações). O governo federal fornece incentivos financeiros e assistência técnica e pedagógica.

O objetivo do programa é a formação de professores alfabetizadores do 1º, 2º e 3º anos de escolaridade para garantir que toda criança matriculada em escolas públicas seja alfabetizada em língua portuguesa e em matemática até os oito anos de idade e até o final terceiro ano do Ensino Fundamental.