Profissionais da educação aprendem como usar o lúdico na educação para o trânsito

Capacitação de coordenadores pedagógicos vai beneficiar cerca de 13 mil alunos da rede municipal

Levar o tema educação para o trânsito para as salas de aula, tendo o coordenador e professor como principais aliados no desenvolvimento de atividades que visem promover cidadania e segurança no trânsito. Este é o foco do projeto “O lúdico na educação para o trânsito”, desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, órgão da Secretaria de Educação.

Na manhã desta terça-feira (02/04), 52 coordenadores pedagógicos participaram da primeira formação do projeto. “O objetivo é conscientizar sobre a valorização da vida, trazendo reflexões sobre o dia a dia do trânsito e aprimorar os conhecimentos de forma lúdica, musical e com muita diversão”, enfatizou a pedagoga e coordenadora da formação, Selma Epifânia da Silva Santos.

A formação é mensal e envolve diretamente 5.448 mil alunos do jardim I e Jardim II da Educação Infantil e 7.066, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais.

Educar é conscientizar

De acordo com a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, o educador tem papel fundamental na construção de um mundo melhor, uma vez que educar é conscientizar. “O professor é uma referência para o aluno e é importante que ele use a sala de aula também para difundir as mensagens da educação para o trânsito e fazer da criança multiplicador destas informações”, destaca.

Para a coordenadora pedagógica Lucilene Ferreira de Albuquerque, da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd Nossa Senhora Fátima I Leonilda Alves Valenzuella, a iniciativa é importante para a formação das crianças, dos pais e professores. “Estes espaços de debate nos trazem conhecimentos para que possamos aprender aqui e também com os nossos alunos, buscando compreender o seu mundo e como interagir, por meio de atividades interessantes e significativas”, comentou.

“As crianças são muito espertas. Quando ensinamos algo de forma lúdica, usando brincadeiras, músicas e objetos do cotidiano elas realmente absorvem aquele conteúdo e o levam para a vida”, afirma a professora Débora Cabral, do 1º ano da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Janilde Flores Gaby do Vale. “Já tive alunos que passaram a chamar a atenção dos pais para que estes usem o cinto de segurança, não falem ao celular enquanto dirigem, entre outras atitudes que são erradas no trânsito. Este processo é importante para a formação da criança e para a conscientização dos pais”, enfatiza.

Confira os próximos encontros da formação:

07 de maio

04 de junho