Prefeitura busca parceiros para entidade que atende pessoas com deficiência

Além de doar livros, fundação oferece assessoria para elaboração de projetos específicos em educação inclusiva

O CCART (Centro de Convivência Aprendizagem Reabilitação e Trabalho), entidade parceira da Prefeitura de Hortolândia, que atende 84 alunos, entre 15 a 53 anos, com deficiência intelectual, acaba de ganhar um apoio que pode significar mais inclusão educacional no município. Na última quarta-feira (27/03), a Fundação Editora Adonis doou uma caixa com 120 livros e R$ 20 mil à instituição, além de oferecer assessoria para elaboração de projetos específicos nesta área.

Entidade sem fins lucrativos, de caráter assistencial, cultural e educacional, o CCART atende pessoas com deficiência intelectual do município de Hortolândia. O centro procura apoiar pessoas com limitações, estimular o potencial e a autonomia de vida diária para que se tornem cidadãos responsáveis. O CCART fica na Rua José Carlos Pace, 35, no Jardim Santa Rita de Cássia.

De acordo com a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, a ideia é buscar parcerias entre as empresas e as instituições. “Trabalhamos para o desenvolvimento e a promoção da autonomia e inclusão de todas as pessoas e para que sejam agentes transformadores da própria realidade em sua comunidade”, disse. Além de mediar o contato entre o CCART e a Fundação, a Prefeitura convidou o centro para participar nas tendas de alimentação do Hortolendo, festa literária realizada anualmente no município.

Para a diretora do centro, Tânia Mara, o apoio do governo municipal e da sociedade é essencial para a manutenção dos trabalhos. “Com essa ajuda podemos desenvolver projetos que visam a desencadear a participação da sociedade para promover mudanças positivas na vida de todos os envolvidos, alunos e famílias”, enfatizou.

Para a diretora da Fundação Editora, Magali Berggren Comelato, é uma honra colaborar na melhoria do espaço, na aquisição de novos materiais adaptados e na execução de projetos educacionais que melhorem a vida de quem frequenta o CCART. “Esta é uma chance de proporcionar oportunidades de educação e trabalho”, enfatizou.

Segundo Magali Comelato, esta será apenas uma das etapas da parceria. “Realizaremos também um projeto piloto com os alunos e profissionais desta instituição, na produção e publicação de uma coleção específica sobre os sentidos, a partir de suas vivências”, destacou.

O patrocínio de empresas oportuniza aos alunos atendimento com equipe interdisciplinar, aulas para produção de agenda e bloquinhos de papel reciclado, confecção de artesanatos diversos, além de passeios pedagógicos e demais entretenimentos.

O CCART

O CCART foi fundado em 31 de março de 1996, da iniciativa de pais de alunos. Em 1999, tornou-se uma entidade civil, filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional, sem fins lucrativos, com o objetivo de atender pessoas com deficiência intelectual por meio de ações de desenvolvimento biopsicossocial, proporcionando espaços culturais, educativos, terapêuticos e assistenciais. Atualmente, o CCART atende 84 alunos, entre 15 a 53 anos, com deficiência intelectual.

Para atingir os objetivos estatutários, os profissionais desenvolvem atividades de psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, brinquedoteca, jornal, informática, atividades da vida diária, artesanato para as famílias e comunidade.

Para isso, conta com uma equipe interdisciplinar formada pelas áreas de Psicologia, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Serviço Social. O trabalho ainda abrange os familiares dos alunos com encontros semanais onde são discutidos temas sociais e de cidadania. Além disso, as famílias recebem visitas da assistente social que acompanha a rotina dos alunos em casa. Um trabalho que merece destaque e precisa de apoio.

SERVIÇO:

Centro de Convivência Aprendizagem Reabilitação e Trabalho (CCART)

Rua José Carlos Pace, 35, Jardim Santa Rita de Cássia, Hortolândia