Apresentação de teatro de fantoches mobiliza estudantes do Ensino Fundamental

Peça integra projeto especial com dramatização desenvolvido na escola

Cerca de 20 alunos do 3º ano da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Cláudio Roberto Marques, no Jardim Santana, utilizaram o teatro de fantoches para encenar a peça “Os animais da fazenda”. Realizado na quinta-feira (18/03), o evento representou o encerramento das atividades do projeto especial de dramatização, desenvolvido no mês de março na unidade escolar.

Além das atividades promovidas nesta escola, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, lançou na manhã de quinta-feira (28/03), o projeto Teatro de Fantoche. O objetivo é utilizar esta ferramenta para encantar as crianças, estimulando a criatividade, a sensibilidade e o prazer de estar e aprender no ambiente escolar.

Feito em parceria com o Instituto 3M de Inovação Social e o grupo Primavera, o programa começa por meio da formação de 40 pessoas, dentre elas pais, responsáveis e profissionais da educação. Inicialmente, o projeto beneficia estudantes do Ensino Infantil.

Os animais da fazenda

Cerca de 200 pessoas, entre pais e estudantes, prestigiaram o espetáculo, encenado em dois horários. Os 23 alunos da professora Sandra Urso, que cursam o 3º ano A e C, interpretaram personagens criadas com base nos livros "O cavalo" e "A vaca," escritos pela autora Chistine Sebource. “O que se pretendeu com este trabalho foi mostrar o desenvolvimento do teatro infantil e sua função em sala de aula”, informou a professora Sandra Urso, que fez a direção, adaptação e produção da peça.

De acordo com Sandra, ao participar de uma peça de teatro, na escola ou até mesmo dentro de casa com os amigos e irmãos, a criança aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz, aprende a se entrosar com as outras crianças, desenvolve o vocabulário, trabalha o lado emocional, desenvolve as habilidades para as artes plásticas, oportuniza a pesquisa, desenvolve a escrita, trabalha a cidadania, ética, sentimentos, propicia o contato com fábulas e contos.

Para Jonas da Silva, pai da aluna Karen Vitória, do 3º ano, o teatro auxilia na aprendizagem. “O teatro facilita o aprendizado dos estudantes, tanto para aqueles que assistem a uma peça, quanto para os que participam do espetáculo”, disse.

Integrante do elenco, o aluno Nicolas Antunes Baghin, de 8 anos, disse que, além de aprender, também se divertiu. “Eu achei que ia ficar com vergonha, mas depois consegui falar, cantar e representar o touro. Acho que todo mundo riu e gostou”, comentou, referindo-se aos personagens da peça.