Hortolândia renova convênio com o programa de Educação de Trânsito

Cerimônia de lançamento do programa neste ano aconteceu em Campinas nesta terça-feira (26/03)

Como trabalhar, junto às crianças, um tema tão vasto como o trânsito, que, além de noções básicas de sinalização, lida, em essência, com transmissão de valores, como convivência social, respeito ao próximo e solidariedade? Este é o desafio que a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, vem enfrentando, em sala de aula, desde 2002, com a implantação do programa “Estrada para a Cidadania”.

Desenvolvido em parceria com o grupo CCR AutoBAn (Concessionária do Sistema Anhanguera-Bandeirantes), o programa busca formar futuros motoristas, conscientes de seu papel no trânsito, e transformar os alunos das escolas municipais em agentes multiplicadores de ações que valorizem a vida. Na noite desta terça-feira (26/03), o prefeito Antonio Meira formalizou, ao lado do presidente da CCR AutoBAn, Maurício Vasconcellos, mais um ano de parceria entre a Prefeitura e a concessionária para a promoção do “Estrada para a Cidadania” nas escolas do município. O evento que lançou a edição 2013 do programa foi realizado em Campinas e reuniu representantes dos 18 municípios participantes.

O Programa da CCR AutoBAn acontece há 12 anos em cidades da região do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. Fazem parte do ‘‘Estrada para a Cidadania” os municípios de Americana, Caieiras, Cajamar, Campinas, Cordeirópolis, Franco da Rocha, Francisco Morato, Hortolândia, Itupeva, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo. Em Hortolândia, a ação beneficia cerca de cinco mil alunos, 200 professores do 4º e 5º ano das 28 unidades de Ensino Fundamental da cidade, por meio da distribuição de material didático e formação de professores.

Para a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, o projeto trabalha para vencer o desafio de preservar vidas e, assim, reduzir os índices de acidentes no trânsito. “O programa Estrada para a Cidadania é mais uma mostra de como a educação é fundamental para os estudantes levando-os a desenvolver princípios fundamentais para uma boa formação e conscientização enquanto indivíduos e para a atuação em sociedade, esse é o caminho”, disse.

A apresentação do evento ficou por conta do casal Taynara e Vitor. Eles foram alunos do ensino público de Vinhedo e tiveram acesso ao Programa Estrada para a Cidadania. Hoje, com 18 e 19 anos, vivenciam os ensinamentos do Programa, nas condições de cidadão, motorista e pedestre. O encerramento contou com o espetáculo Gigantes de Ar.

Trânsito e valores

O “Estrada para a Cidadania” busca transformar os alunos das escolas municipais em agentes multiplicadores de ações que valorizem a vida, gerando também futuros motoristas, conscientes de seu papel no trânsito.

Os livros utilizados são distribuídos gratuitamente para 5.500 alunos e 200 professores do 4º e 5º ano, de todas as escolas do Ensino Fundamental da rede municipal. O material oferece histórias do cotidiano, jogos, ilustrações e, inclusive, em Braille, além de atividades dirigidas à família do aluno. Aos professores, além do livro com sugestão de atividades, ocorrem mensalmente encontros de formação desenvolvidos pela própria CCR AutoBAn.

As atividades se iniciam no dia 8 de abril, às 18h30, no Centro de Formação Paulo Freire com formação aos professores. A programação mensal inclui oficinas culturais e pedagógicas, workshop, arte na estrada, oficina de meio ambiente, blitz educativa, concurso de desenho, campanha educativa por meio da escrita de cartas na Semana Nacional de Trânsito e apresentação teatral aos alunos.