Prefeitura participa do lançamento do programa “Estrada para a Cidadania” nesta terça-feira (26/03)

Programa quer transformar estudantes em motoristas conscientes

O prefeito Antonio Meira e a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, participam nesta terça-feira (26/03), do lançamento da edição 2013 do Programa “Estrada para a Cidadania”. Durante o evento, haverá a assinatura da adesão ao programa. A cerimônia será às 19 horas, na casa de campo do hotel The Royal Palm Plaza, na Av. Royal Palm Plaza, 277, em Campinas.

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, participa do programa desde 2002.  Desenvolvido em parceria com o grupo CCR AutoBAn (Concessionária do Sistema Anhanguera-Bandeirantes), o “Estrada para a Cidadania” busca formar futuros motoristas, conscientes de seu papel no trânsito, e transformar os alunos das escolas municipais em agentes multiplicadores de ações que valorizem a vida. Em Hortolândia, a ação beneficia cerca de cinco mil alunos, 200 professores do 4º e 5º ano das 28 unidades de Ensino Fundamental da cidade, por meio da distribuição de material didático e formação de professores. A próxima capacitação começa nesta segunda-feira (08/04), no Centro de Formação Paulo Freire.

Para a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, a Prefeitura tem firmado várias parcerias na área educacional que ajudam no desenvolvimento pedagógico e humano dos alunos, para que se tornem adultos capazes de reconhecer suas responsabilidades. “A sala de aula sempre será um excelente lugar para desenvolver ações que valorizem a promoção da cidadania e o respeito ao próximo”, disse.

A secretária destacou o fato de o programa prever a distribuição de materiais pedagógicos aos estudantes e educadores para a disseminação de questões primordiais à convivência social e a formação mensal com os educadores da rede municipal de ensino.

As aulas são semanais e as atividades envolvem também os familiares das crianças. Entre as atividades programadas estão oficinas culturais e pedagógicas, workshop, arte na estrada, oficina de meio ambiente, teatro, blitz educativa, concurso de desenho, campanhas educativas, além de material produzido em Braille.

Fazem parte do ‘‘Estrada para a Cidadania” os municípios de Americana, Caieiras, Cajamar, Campinas, Cordeirópolis, Franco da Rocha, Francisco Morato, Hortolândia, Itupeva, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.