Primeiro curso superior do Instituto Federal de Hortolândia já começou

Aula inaugural marcou uma nova etapa da instituição e novas expectativas para os alunos

A noite de terça-feira (25/03) ficará marcada na vida de cerca de 40 alunos e já entrou para a história da cidade. Ocorreu, ontem, a aula inaugural do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, campus Hortolândia. A aula contou com a presença do reitor Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, que coordena a autarquia federal no Estado. Também prestigiaram a aula o prefeito Antonio Meira, secretários municipais e vereadores.

As falas das autoridades confirmaram a importância do momento. Meira resgatou o desejo e a luta para a construção e implantação da instituição em Hortolândia. “A história do Instituto na cidade não é diferente da história da nossa cidade. Para conquistarmos a conhecida escola federal lutamos muito. Fomos às ruas coletar assinaturas para um abaixo-assinado encaminhado à Brasília. Tivemos grandes defensores desta causa como o então prefeito (Angelo) Perugini e a deputada Ana Perugini. Por várias vezes nos reunimos discutindo projetos e possibilidades. A licitação do prédio foi outra batalha desde a negociação desta área”, recordou o prefeito.

Ele ainda desejou muito sucesso aos alunos. “Não importa se são moradores de Sumaré ou de Hortolândia. Hortolândia, junto com o Instituto, está criando oportunidades e é preciso reconhecer o esforço daqueles que, mesmo depois de um dia de trabalho se dispõem a sentar em um banco de faculdade para estudar e melhorar de vida”, finalizou.

Ciquielo também aconselhou a nova classe, depois de retratar as dificuldades e desafios superados para a implantação do campus e de falar sobre a meta de atender 1.200 alunos no campus Hortolândia. “Minha primeira dica é que estudem e, depois de muito estudar, descansem um pouco e voltem a estudar e, se desanimarem, descansem mais um pouco e voltem a estudar ainda mais”, aconselhou o reitor.

O Campus do IFSP começou a funcionar no final de 2012. De lá para cá, a instituição tem reunidos bons resultados. “São muitas as dificuldades, mas, em pouco mais de um semestre, temos algumas conquistas”, disse o diretor da unidade, professor José Ricardo Morais de Oliveira.

Além da implantação do primeiro do curso superior, o IFSP-Hortolândia também oferece cursos de níveis técnico nas áreas de fabricação mecânica e informática.

O IFSP Hortolândia

Investindo em educação técnica de qualidade para o município, a Prefeitura ofereceu ao governo federal condições para que o campus do IFSP fosse implantado em Hortolândia. Para tanto, doou ao MEC a área de 108 mil metros quadrados onde o prédio do campus foi construído. Na época, a área na Vila São Pedro foi avaliada em cerca de R$ 1,7 milhão. Cedeu também a terraplenagem, um investimento de R$ 26.300, e desenvolveu o projeto arquitetônico da unidade.

O MEC, em contrapartida, investiu cerca de R$ 5,5 milhões na construção do prédio, primeira das três etapas previstas para a obra. Na sua capacidade completa, o serviços irá atender cerca de 1.200 alunos de Hortolândia e região.

O IFSP Hortolândia está localizado na Avenida Thereza Ana Cecon Breda, s/n, no bairro Vila São Pedro. Outras informações sobre a instituição e cursos podem ser acessadas pelo site www.ifsp.edu.br.