Aula inaugural da primeira turma da faculdade pública de Hortolândia será na segunda-feira (25/03)

Palestrante convidado vai falar sobre Revolução das Telecomunicações com Redes Definidas por Software

O IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo) realiza nesta segunda-feira (25/03), às 19h, aula inaugural do primeiro curso superior do campus Hortolândia. A palestra está a cargo do gerente de Evolução de Tecnologias de Redes do CPqD, Marcos Rogério Salvador.

O convidado vai falar sobre Revolução das Telecomunicações com Redes Definidas por Software (SDN) para os estudantes de “Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, no período noturno. Cinco dos 20 matriculados são do município.

Devem comparecer à cerimônia o reitor do IFSP, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges; o prefeito de Hortolândia, Antonio Meira, e secretários municipais, além do diretor geral do campus Hortolândia, José Ricardo Moraes de Oliveira.

Parceria entre Prefeitura e MEC

A oferta de cursos superiores federais no município é aguardada desde 2011, quando o IFSP iniciou as atividades na cidade. A implantação do campus Hortolândia -- feita em parceria com a Prefeitura --, representa uma conquista para a cidade e é fruto do trabalho ativo da Administração junto ao governo federal.

Antes da construção do novo prédio, o campus do IFSP funcionou provisoriamente no Centro de Formação Paulo Freire, no Remanso Campineiro. A Prefeitura cedeu o prédio para que o IFSP pudesse dar início às aulas do curso técnico em informática.

Projetado para atender 1.200 alunos, o novo prédio, na Vila São Pedro, foi inaugurado no ano passado. Além de ceder a área de 108 mil metros quadrados, avaliada em cerca de R$ 1,7 milhão, a Prefeitura doou a terraplenagem e o projeto arquitetônico da unidade.

Antes do lançamento do curso superior, o campus Horto|ândia oferecia vagas somente para o Ensino Médio. Os cursos técnicos integrados anuais para “Técnico em Fabricação Mecânica” e “Informática”, acontecem em parceria com a Escola Estadual Profª. Liomar Freitas Câmara, no período vespertino.

Há também turmas semestrais, concomitantes, do curso “Técnico em Informática”, nos períodos da tarde e da noite. A primeira turma do curso superior de tecnólogo começa no primeiro semestre deste ano.