Abertas inscrições de cursos profissionalizantes online para deficientes

Interessados devem se inscrever  pelo link http://www.projetolead.com.br/selecao

Moradores de Hortolândia, com algum tipo de deficiência (PCD), interessados em qualificar-se para o mercado de trabalho, gratuitamente e sem sair de casa, podem se inscrever nos Cursos de Qualificação Online de Introdução ao Desenvolvimento de Software em Java e Informática Prática oferecidos pela empresa de tecnologia Dell Computadores em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. Para se inscrever basta clicar no link  e inserir os dados. As inscrições podem ser realizadas em qualquer horário até o dia 26 de agosto.

Ao efetivar a inscrição, o candidato receberá, através do e-mail cadastrado, a confirmação da inscrição com a data e a hora da prova de seleção escolhida. O objetivo é qualificar estas pessoas para aumentar suas chances de empregabilidade e crescimento profissional. O programa é realizado pelo LEAD (Laboratório de Educação à Distância para Pessoas com Deficiência) da Dell. O curso é gratuito.

De acordo com a Dell, dois cursos são oferecidos para os PCDs: Introdução ao Desenvolvimento de Software em Java e Informática Prática. A capacitação é online e estará disponível no portal de ensino do projeto LEAD, acessível para surdos, pessoas com baixa visão e deficientes físicos, ou em aplicativo (também acessível para apoio ao estudo) usado em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

O curso de Introdução ao Desenvolvimento de Software em Java será realizado em três módulos, com 16 semanas de duração. O curso de Informática Prática será apresentado também em três módulos, mas com 10 semanas de duração.

Segundo a Dell, o curso de extensão à distância em Informática e Desenvolvimento de Software visa propiciar o estudo e a prática sobre soluções para o uso de softwares e aplicativos. Dessa forma, foi realizada parceria entre a DELL, a UECE, o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (IDESCO) e a Prefeitura de Hortolândia visando à implantação de um programa de qualificação profissional que beneficia, prioritariamente, a participação de pessoas com deficiência.

A lista preliminar dos candidatos classificados será divulgada no dia 28 de agosto de 2018, no site http://www.projetolead.com.br.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Monique Freschet, o programa representa uma grande oportunidade para o segmento PCD e também para a cidade. “O diálogo por melhores condições de trabalho para as pessoas com deficiência deve ser realizado diariamente. Há muito estigma e poucas ações inclusivas no nosso país e queremos mudar essa realidade em parceria com empresas que estejam dispostas a adaptar seus ambientes e de fato gerar emprego e renda para todos”, explica Monique.

A plataforma

Criado em 2011, o LEAD é desenvolvido há sete anos no Ceará por uma equipe multiprofissional que reúne cerca de 100 pessoas, dentre elas pesquisadores, desenvolvedores, designers, pedagogos e também 50 PCDs, testadores da plataforma.