Comissão que organiza o 3º Hortolendo se reúne para definir como será a festa literária neste ano

Equipe já definiu mês e local do evento

A comissão especial, responsável pela realização do 3º Hortolendo, festa literária promovida pela Prefeitura de Hortolândia, tem-se reunido desde o início do mês para definir o roteiro de trabalho das equipes neste ano. O próximo encontro dos 14 integrantes, 12 da Secretaria de Educação e dois da Secretaria de Cultura, está previsto para esta quinta-feira (21/03).

Na última quinta-feira (14/03), o grupo esteve no Creape (Centro de Referência Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago II, para estudar a localização das tendas e verificar questões de segurança. Dentre as deliberações da comissão está a realização da festa em maio, mês de aniversário do município, e no mesmo local dos anos anteriores, o Parque Creape, que fica na Rua Bolívia, 290, no Jardim Santa Clara do Lago II.

Aproximar a criança dos livros

O Hortolendo tem como objetivo criar laços prazerosos entre as crianças e os livros, por meio de atividades lúdicas, como brincadeiras e contação de histórias. Durante o evento, que é aberto ao público e oferece atividades gratuitas para todas as faixas etárias, a produção das escolas municipais são destaques em diversos gêneros literários, entre eles poesia, literatura de cordel, parlendas (versinhos com temática infantil recitados em brincadeiras de crianças), história em quadrinhos, contos, canções, receitas e feira da troca de livros.

Para tanto, a Prefeitura disponibilizará uma estrutura de aproximadamente 40 tendas de leitura com diversos gêneros literários, barracas para troca de livros, praça de alimentação, oficinas artísticas e um palco para apresentações culturais.

De acordo com a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, muitas novidades estão sendo planejadas para a terceira edição. “É uma ação pública de incentivo à leitura. A festa movimenta toda cidade, traz novos visitantes a cada ano e atinge o objetivo de fazer de Hortolândia uma cidade leitora”, ressalta a secretária.

Para o secretário de Cultura, Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio, o evento “tem o enorme desafio de formular e implementar políticas públicas coerentes e consistentes, formuladas e implementadas de modo democrático”, diz. “O que acontece em maio é a parte mais visível, é um marco que vai nortear as ações de leitura para a nossa cidade como um todo”, destaca, mostrando a relação entre a festa e outros projetos da Prefeitura, como o concurso literário infantil Autores Mirins, a ampliação do espaço da Biblioteca Municipal e o desdobramento das ações do Hortolendo em cada escola/comunidade.

Nos anos anteriores, a festa reuniu mais de vinte mil pessoas, em cada edição, entre alunos das unidades escolares da rede municipal, estadual e particular de ensino, artistas locais e comunidade. Assim como no ano passado, as crianças e adultos que passarem pelo Hortolendo neste ano receberão um livro gratuitamente.