Educação Ambiental será tema de livro da parceria entre escola e empresa

Alunos da Emef. Jardim Primavera farão parte do projeto

Alunos da rede municipal de ensino de Hortolândia foram convidados pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) a escrever um livro com foco na educação ambiental. O convite feito à Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, partiu do Pólo de Comunicação da Unidade de Negócio Capivari-Jundiaí e prevê parceria com os estudantes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Primavera. A escola está localizada na Rua da Corruíra, Antiga 20, nº. 350, no Jardim Boa Esperança.

A escolha de Hortolândia foi devido ao aumento dos índices de saneamento na cidade e à ação ambiental realizada nas escolas da rede municipal de ensino, de acordo com a companhia. A cidade é um dos doze municípios atendidos pela empresa no eixo Campinas-Jundiaí. Os demais são Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Elias Fausto, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Mombuca, Monte Mor, Morungaba, Paulínia e Várzea Paulista.

Segundo a diretora da Emef. Jardim Primavera, Antônia Nancy Crepaldi Lima, a escola realizou em outubro de 2012, durante a 2ª Feira de Ciências, uma maquete sobre o ciclo de saneamento básico, com utilização de material reciclado. “Sabemos que essa ação irá contribuir para o desenvolvimento permanente de atividades socioambientais integrando a escola e trazendo propostas educativas para a comunidade”, ressaltou.

Para realização da atividade, os alunos visitaram a unidade da Sabesp e receberam orientações dos seus profissionais. A maquete ficou exposta na escola para visitação de toda comunidade.

O objetivo do livro é, com auxílio dos alunos e professores da unidade escolar, explicar passo a passo a construção da maquete. Depois de impressos 50 mil exemplares, o material, será distribuído em todas as escolas públicas e particulares da região no dia 22 de março, Dia Mundial da Água.

Para a Secretaria de Educação, Cleudice Baldo Meira, a educação só tem a ganhar com parcerias como esta, pois incentiva novos projetos escolares. “Sensibilizar o cidadão sobre as questões ambientais exige que a educação ambiental se enraíze em toda a sociedade. É o conhecimento que propicia a mudança de atitude, o comprometimento e a ação”, destacou a Secretária.