Inscrições para Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas estão abertas

Secretaria de Educação incentiva escolas municipais a participarem do desafio

As inscrições para a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) de 2013 estão abertas e vão até a o dia 5 de abril. As inscrições devem ser feitas no site www.obmep.org.br.

Promovida pelos Ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia, a Olimpíada é realizada pelo IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) com o apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), e das Secretarias de Educação estaduais e do Distrito Federal. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 4 de junho.

Os alunos com melhor desempenho serão classificados para a segunda fase, que ocorrerá no dia 14 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília) em locais que ainda serão definidos. Qualquer escola pública pode inscrever os alunos, conforme três níveis: o nível 1 para alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2 para 8º e 9º anos e nível 3 para 1º a 3º anos do Ensino Médio.

De acordo com a Secretária de Educação de Hortolândia, Cleudice Baldo Meira, o objetivo é estimular o estudo da matemática entre alunos de escolas públicas e revelar talentos. “Incentivaremos que as escolas da rede municipal tenham autonomia para participar, buscando um novo olhar para a questão da matemática, com novas ferramentas que estimulem o ensino”, disse.

Segundo informações da Secretaria de Educação, há cinco escolas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) que atendem os alunos do 6º ao 9º ano: Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Amanda I, Emef Jardim Sumarezinho, Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim, Emef Jardim Nova Hortolândia e Emef Jardim Boa Esperança. Outra escola é a Emef Agenor Miranda da Silva, também conhecida como Taquara Branca, recém municipalizada da rede regular de ensino e já efetuou sua inscrição.

“Temos como objetivo disseminar o estudo da disciplina, incentivar o desenvolvimento intelectual dos participantes e desmistificar ideias preconcebidas relativas à matemática, mostrando como ela pode ser interessante, desafiadora e divertida”, comentou Azenate Dutra de Brito, diretora da unidade.

Na edição deste ano, serão lançados os Clubes de Matemática para disseminar o estudo da disciplina no País e incentivar o desenvolvimento intelectual dos alunos. Alunos de todo o Brasil podem formar Clubes Olímpicos de Matemática e inscrevê-los no blog clubes.obmep.org.br/blog.

A divulgação dos vencedores da olimpíada será no dia 29 de novembro. No total, 6 mil alunos serão premiados com medalhas, sendo 500 de ouro, 900 de prata e 4.600 de bronze. Além disso, 46.200 alunos ganharão menções honrosas. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica da Obmep, em 2014.

Orientações para inscrições das escolas:

Acesse o site www.obmep.org.br

Regulamento http://www.obmep.org.br/regulamento.html

2. No link de inscrições informe o código INEP da sua escola (o mesmo do Censo Escolar).

3. Confira e complemente as informações da ficha de inscrição, informando o número de alunos matriculados em cada nível, que serão os alunos inscritos da escola.

Nível 1 = 6º e 7º ano

Nível 2 = 8º e 9º ano

Nível 3 = Ensino Médio (todas as séries)

4. Informe o nome e os dados de quem vai coordenar a Obmep na escola. Pode ser professor de matemática, coordenador de qualquer área da escola ou um representante da direção.

5. Digite a senha da escola (guarde bem esta senha e divulgue-a para as pessoas da direção).

6. Conclua a inscrição clicando no botão Enviar. Aguarde a confirmação na tela.

Os alunos não podem se inscrever individualmente. Em caso de dúvida, devem procurar o professor e pedir para inscrever a escola.