Prefeitura investe na Escola Integral em parceria com o Governo Federal

Primeira formação para educadores do programa Mais Educação termina nesta sexta-feira (01/03)

Promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, a 1ª Semana de Formação 2013 dos educadores sociais do Programa Mais Educação chega ao fim nesta sexta-feira (01/03), com a abordagem do tema “Compreendendo, trabalhando e mediando as relações interpessoais na escola”. O evento começou na segunda-feira (25/02), no Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, localizado na Rua Euclides Pires Assis, 205, no Remanso Campineiro.

O objetivo do encontro é discutir temas como infância, interação família e escola, inclusão, sexualidade e relações interpessoais. Para isso, os profissionais recebem orientações dos Coordenadores Pedagógicos do Centro de Formação (confira abaixo o cronograma da formação).

De acordo com a Secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, o programa amplia a carga horária dos alunos. “O programa oportuniza ao aluno o aproveitamento do tempo e espaço escolar para novas aprendizagens. A educação desempenha um papel significativo e imprescindível na formação humana”, ressalta a Secretária.

Neste ano, as atividades do Mais Educação têm início na próxima segunda-feira (04/03), em 21 escolas do Ensino Fundamental, com 70 educadores e cerca de três mil alunos. “O aluno realiza na escola atividades que vão desde aulas de xadrez à informática, incluindo oficinas de dança, música, artes plásticas, bem como estudo monitorado de matemática e Língua Portuguesa”, destaca a Secretária.

Mais Educação

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Criado pela Portaria Interministerial 17/2007, o Programa Mais Educação é desenvolvido no município em parceria com o Governo Federal desde agosto de 2011. Em 2012, o programa envolveu cerca de 2.300 alunos e 21 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fuindamental), disponibilizando para o município recursos da ordem de R$ 664.660,61. O dinheiro é depositado diretamente na conta da APM (Associação de Pais e Mestres), que também se responsabiliza pela gestão dos valores.

O programa busca proporcionar às crianças atendidas educação integral por meio da oferta de atividades complementares optativas no horário oposto ao período regular de aulas. Cada escola parceira seleciona cinco atividades, divididas em dez áreas, tais como prevenção e promoção da saúde, meio ambiente, acompanhamento pedagógico, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, comunicação e uso das mídias, educação científica e educação econômica.

Cronograma da Formação

25/02 - Resgate da importância da infância e do brincar

Jacquelini Longuini, Juliana Folva Poinha e Simone Locatelli

26/02 – Escola e família: tecendo relações