Ampliação nas instalações quase dobra número de vagas nas oficinas terapêuticas do Cier

Mini padaria e sala de exposição vão ampliar possibilidades de capacitação de alunos com deficiência para o mercado de trabalho

Já está concluído o complexo que abrigará as Oficinas Terapêuticas de Capacitação e Adaptação do Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação), órgão da Secretaria de Educação da Prefeitura de Hortolândia que atende aproximadamente 80 pessoas entre 7 a 45 anos de idade, com algum tipo de deficiência. A ampliação do espaço, que passa a ter cerca de 500 m², foi realizada pela Administração, por meio de um investimento da ordem de R$ 542.231,51. A Prefeitura aguarda a instalação de energia elétrica por parte da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para inaugurar o complexo.

Moderna e ampla, a nova estrutura das oficinas vai permitir quase dobrar o número de vagas disponíveis para formação de jovens acima de 16 anos. Elas passam de 30 para 50, nos períodos da manhã e da tarde. Com isso, a Administração garante mais oportunidade e qualidade de vida aos alunos com deficiência intelectual, auditiva ou visual atendidos pelo Centro Integrado.

Uma das novidades do novo espaço é a mini padaria, que dará a 20 jovens, metade em cada período, a oportunidade de qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho. Além da reativação da cozinha experimental, a sala de exposições é outro destaque. Ela será usada tanto para a exibição dos trabalhos dos alunos quanto para comercialização dos artigos. Tudo o que for arrecadado será revertido para compra de material ou como bolsa-auxílio para os alunos.

Além de padaria, sala de exposição, anfiteatro e banheiro adaptado, o novo espaço conta também com duas salas de marcenaria, uma sala de encadernação, uma sala de artesanato em mosaico, uma sala de artes manuais em costura, vestiários feminino e masculino, despensa e lavanderia. Antes, havia apenas duas salas compartilhadas pelos matriculados nas oficinas.

“Com a ampliação, haverá espaços individualizados para os que estão sendo atendidos, o que permite aumento no número de vagas e um melhor atendimento”, explica Kelly Harumi Lírio Tamashiro, diretora do Ensino Fundamental. “Oferecemos a eles espaço educativo e oportunidade de vivência social, para além do espaço familiar. Nosso objetivo é fazer parceria com as empresas para que haja também possibilidade de inserção no mercado de trabalho”, acrescenta.

Kelly informa que uma comissão está estudando e reavaliando o regimento interno do Cier. A previsão é que o documento fique pronto ainda neste primeiro semestre. Nele, estarão definidos os critérios de entrada e permanência nas oficinas terapêuticas. Enquanto isso não acontece, elas serão retomadas com os 30 atualmente inscritos.

“A ampliação representa melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam no Cier, bem como melhores condições pedagógicas para nossos alunos, que merecem todo nosso carinho e atenção. É a oportunidade de fazer um trabalho diferenciado por meio de novas oficinas”, avalia a secretária de Educação Cleudice Baldo Meira. “Além desta nova, a padaria, que era uma demanda antiga, estamos estudando a possibilidade de implantar outras”, adianta a secretária.