Prefeitura conquista novos recursos para projeto de reforma do hospital

Verbas federais, provenientes de emendas parlamentares, já somam R$ 3 milhões e visam aprimorar atendimento à população

Uma boa notícia para os usuários da rede municipal de saúde. A Prefeitura de Hortolândia acaba de conquistar, junto ao governo federal, mais R$ 500 mil que serão utilizados para ampliar a reforma do HMMMC (Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas), localizado no Jd. Mirante. Agora, a Administração Municipal já dispõe de R$ 3 milhões para investir no prédio e aprimorar o atendimento à população. O anúncio foi feito pelo prefeito Angelo Perugini, que firmou convênio com a CEF (Caixa Econômica Federal), o segundo com esta finalidade, na manhã desta quinta-feira (05/07), no Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro. Ambos os recursos provêm de emendas de parlamentares da região: a primeira, de R$ 2,5 milhões, da deputada federal Ana Perugini, e a segunda, de R$ 500 mil, do deputado federal Luiz Lauro Filho.

Com esta verba garantida, a Prefeitura dá mais um passo para que o sonho de um “novo hospital”, como afirma Perugini, seja concretizado. “Esse recurso é importantíssimo. Vem somar para um projeto de reformulação e ampliação do Hospital Municipal. Sabemos que o nosso hospital hoje precisa de uma ampliação urgente, a cidade cresceu muito, estamos atendendo muita gente de toda a região. Com a reformulação, queremos garantir o atendimento de qualidade que a população tanto espera e merece”, afirma o prefeito.

Perugini lembra que, quando da construção do Hospital Municipal, em 1997, durante sua gestão como secretário de Saúde, Hortolândia tinha cerca de 100 mil habitantes. Hoje, com a população mais que duplicada, a cidade demanda um hospital com mais estrutura. “Nós queremos um novo hospital. Precisamos de um novo hospital. O Hospital Mário Covas está insuficiente para atender a demanda. Por isso, nós vamos fazer um grande investimento, dobrar o tamanho do hospital para que ele possa atender com qualidade a nossa população”, observa o prefeito.

Reforma em etapas

Segundo a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi, a reforma será feita em etapas, a fim de que o atendimento prestado à população seja mantido. Após análise de documentação e de projetos por parte da instituição financeira, o município abrirá licitação para contratar as empresas que realizarão as obras. A previsão é que as intervenções no prédio comecem no início de 2019.

Os recursos provenientes da emenda parlamentar do deputado Luiz Lauro Filho serão utilizados em obras na área interna do hospital, nos setores de internação e urgências. Esta parte da reforma abrangerá a recepção do atendimento às urgências, contemplando o conserto de piso e paredes, a substituição de bate macas e a recuperação de batentes e portas, esclarece Odete. O objetivo é acolher o paciente, oferecer mais conforto e melhorar o fluxo de atendimento aos usuários.

Intervenções no telhado e na fachada

Já a verba proveniente de emenda parlamentar da deputada Ana Perugini, assinado em dezembro de 2017, será empregada na troca do telhado e adequação da fachada. Haverá a substituição de toda estrutura metálica que sustenta o telhado do hospital, substituição das telhas de fibrocimento por telhas galvanizadas com isolamento térmico, além da implantação de calhas e condutores para escoamento da água da chuva.

Na fachada, o projeto contempla a instalação de revestimento nas paredes externas, recuperando o visual desgastado pelo tempo. O material de forração a ser implantado é composto por lâminas de alumínio fosco, aplicado sobre as pastilhas. O material proporciona conforto técnico, tem alta resistência e promove amortecimento acústico, diminuindo o impacto de ruídos externos.

Além destas intervenções (na fachada, no telhado e na recepção do hospital), a Prefeitura pretende criar um acesso coberto para veículos. A obra possibilitará que o acesso de automóveis seja próximo da nova porta de entrada, local onde haverá cobertura externa, protegendo os pacientes que chegam à unidade de atendimento nos dias de chuva. Para tanto, a Administração Municipal buscará mais recursos.

Melhorias na saúde

As ações da Prefeitura de Hortolândia transformarão o Mário Covas em um novo Hospital. Desde que o governo do prefeito Angelo Perugini assumiu a Administração Municipal, em janeiro de 2017, a equipe da Secretaria de Saúde conseguiu reverter o quadro de abandono em que o Hospital se encontrava.

A unidade emergencial ganhou novos serviços e a reestruturação do atendimento garante mais organização e segurança na realização dos procedimentos. A compra de novos equipamentos possibilitou a ampliação do número de leitos. Além disso, mudanças estruturais, reformas internas e a modernização do centro cirúrgico, como a chegada de equipamento de videolaparoscopia, são outras ações que fazem a diferença no atendimento.