Prefeitura prepara volta às aulas

Além do mutirão de limpeza nas unidades escolares, profissionais da educação fazem planejamento durante a Jornada Pedagógica da próxima semana

A menos de 15 dias do início do semestre letivo, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, já se mobiliza para a volta as aulas. Além do mutirão de limpeza que embeleza interna e externamente as unidades escolares, começa na próxima quinta-feira (31/01) o planejamento pedagógico. As aulas na rede municipal de ensino começam no dia quatro de fevereiro.

Professores, gestores e demais profissionais da educação reúnem-se, durante a Jornada Pedagógica e Cultural/2013, para planejar a primeira semana de aulas. O evento, que mobiliza cerca de 2.000 profissionais da rede, prevê também palestras específicas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) em torno do tema “Educação: novos tempos, novos desafios” (veja cronograma completo abaixo).

O planejamento começa no dia 31 deste mês pelos profissionais do Ensino Fundamental. Enquanto eles permanecem nas unidades escolares, acolhendo os novos colegas de trabalho e preparando a primeira semana de aulas, os da Educação Infantil assistem à palestra, pela manhã ou à tarde, no turno em que cada educador ministra aulas. No mesmo dia, haverá palestra para os profissionais da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no período noturno. No dia seguinte (01/02), os papéis se invertem: o planejamento fica por conta dos profissionais da Educação Infantil, enquanto os do Ensino Fundamental assistem às palestras.

De acordo com as diretoras Marilda Moreno (Educação Infantil) e Kelly Harumi Lírio Tamashiro (Ensino Fundamental), o planejamento pedagógico é atividade muito importante para a educação. É neste período que se faz a acolhida aos docentes que estão ingressando na rede ou mudando de unidade. Além de conhecer, orientar e mostrar aos novos colegas o ambiente escolar, é tempo de preparar a primeira semana de aulas, a chamada “semana da adaptação”, fundamental para as crianças que vão à escola pela primeira vez ou mudam de nível, saem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.

Adaptação

As diretoras explicam que, durante a primeira semana, em geral, são aplicadas atividades diversificadas, lúdicas e de sensibilização, que não abordam o conteúdo propriamente dito. Elas são pensadas para que os pequeninos possam, gradativamente, ir reconhecendo o ambiente escolar como um espaço positivo, prazeroso, gratificante. Em razão disso, é que, na creche (para crianças de 4 meses a 3 anos) e na pré-escola (para as 4 e 5 anos), a adaptação começa com a presença da mãe, do pai ou de outro responsável uma hora por dia. No dia seguinte, já sem a companhia habitual, a criança começa a aprender a ficar um pouco a mais neste novo ambiente até que, ao final do prazo necessário, permanece as quatro horas do período parcial ou as oito do integral. Para as crianças de creche que entram na rede municipal depois de fevereiro, a adaptação é feita em qualquer época do ano. No Fundamental, para os que ingressam no primeiro ano, a lógica é mesma. Ficam na escola uma hora a mais a cada dia até que estejam ambientados.

“O período de adaptação é muito importante na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental para que os alunos assimilem que as férias acabaram, mas, ao final do dia, elas retornarão para casa”, afirma Marilda Moreno. “É um respeito à individualidade dos alunos e de seus familiares.”

“O dia de planejamento é muito importante para o professor, para que seja acolhido pelos gestores e possa começar o planejamento escolar”, diz Kelly

Tamashiro. “É o momento de planejar o acolhimento desta criança para que ela, ao entrar em contato com este novo ambiente, vendo os pais dando tchau, entenda que a separação é temporária, que o tempo passado na escola é tão prazeroso que ela vai querer voltar a cada dia”, ressalta.

Confira a programação da Jornada Pedagógica e Cultural 2013

31 DE JANEIRO

EDUCAÇÃO INFANTIL

Palestra: “Reflexões sobre as competências para ensinar e a organização do ensino. A importância do planejamento e o papel do professor neste processo”